Abstract:
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A presente tese de doutorado é uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se do método indutivo, do tipo descritiva no tratamento e análise dos dados, com o modo de investigação através do estudo de caso e da pesquisa-ação, cuja perspectiva de análise é contextualista. Tem como objetivo maior responder a seguinte pergunta de pesquisa: Quais são os referenciais teóricos e empíricos a serem considerados no processo de Planejamento Estratégico do SESC levando-se em conta a percepção da coalizão dominante? O SESC se configura como um importante espaço de estudo por atravessar algumas turbulências nos últimos anos, provocando uma série de mudanças na sua gestão. Por isso mesmo, SESC prescindi de um instrumento que lhe auxilie no processo de tomada de decisão e venha a se configurar como uma ferramenta de apoio a essas mudanças, adaptando-se às novas conjunturas do mercado em que atua, a fim de melhorar o seu desempenho em termos de eficiência e eficácia organizacional de seus recursos. Em razão da pergunta de pesquisa, dos objetivos da tese e da estratégia de pesquisa utilizada o trabalho apresenta uma sólida revisão da literatura, mormente em Planejamento Estratégico, mudança organizacional, poder e conflito organizacional, o processo de tomada de decisão, estratégia empresarial e modelos de Planejamento Estratégico. Entre os autores que fundamentam as idéias centrais pode-se citar: Bertero; Oliveira; Vasconcellos Filho; Zaccarelli; Chakravarthy; Hamel & Prahalad; Mintzberg; Porter; Crema; Marcondes; Nobrega; Ribeiro; Capra; Chanlat; Weil; Robbins; Andrade; Bethlem; Gaj; Oliveira; Zaccarelli; Andrews; Ansoff; Chaffee & White; Chandler; Fahey & Randall; Hamel & Prahalad; Miles & Snow; Mintzberg; Pascale; Rumelt; Steiner; Allison & Kaye; Rowley, Lujan & Dolence; Bryson; Taylor & Bogdan; Bogdan & Biklen; Yin; Bruyne, Herman & Schoutheete; Gil, Thiollent; Eden & Huxham. O modelo de Planejamento Estratégico para o SESC depois de sua concepção através da efetiva participação da coalizão dominante da instituição por meio principalmente de vários seminários ficou configurado em três grandes momentos: 1) Diagnóstico Estratégico; 2) A Programação das Etapas do Planejamento, que são as seguintes - Declaração de Valores, Missão, Visão, Fatores Chaves de Sucesso, Grupos de Relação, Análise Interna, Análise Externa, Questões Estratégicas, Estratégias e Ações Estratégicas; e 3) Implantação e Controle. |