dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Granemann, Sergio Ronaldo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Almeida, Paulo Pereira de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T00:57:24Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T00:57:24Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
195986 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83543 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho propõe um modelo para seleção de helicópteros destinados à prestação de apoio logístico às atividades de exploração e produção de petróleo #offshore#, com base no método AHP (#Analytic Hierarchy Process#), Processo Analítico Hierárquico. O modelo é aplicável a contextos logísticos similares ao da Bacia de Campos, com uma frota de helicópteros operando no regime de #pool#, no qual cada aeronave voa, por mês, um número de horas próximo a um limite máximo definido, e a empresa contratante pode, a qualquer tempo, aumentar ou reduzir o número de aeronaves da frota, para ajustá -lo às variações de demanda. O método de seleção atualmente em uso pela Petrobrás, baseado na relação custo versus desempenho, é apresentado e discutido. O método AHP emerge como preferível para utilização no novo modelo, como resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre os vários métodos multicritérios de apoio à decisão. Um estudo de caso é então exposto, simulando uma concorrência para contratação de helicópteros, na qual quatro tipos de aeronaves são apresentados. O novomodelo, com base no método AHP, e o modelo atual, baseado na relação custo versus desempenho, são utilizados separadamente. Os resultados são comparados, e as diferenças entre eles são analisadas. As duas principais vantagens do novo modelo são a diversificação dos critérios de julgamento, de acordo com a atual tendência dos especialistas, e o #trade-off# entre os custos e o nível de serviço, favorecendo a modernização tecnológica da frota de helicópteros e o aumento da confiança dos passageiros no transporte aéreo. Conclui-se que o novo modelo, baseado no método AHP, é válido para aplicações práticas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xiii, 10 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolha do transporte |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aeronáutica comercial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Custo-beneficio |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Logistica empresarial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Helicopteros |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modelos (Patentes) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação do método AHP - Processo Analítico Hierárquico - à seleção de helicópteros para apoio logístico à exploração e produção de petróleo "offschore" |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |