A organização confessional e o desenvolvimento humano frente à pedagogia Montessori

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A organização confessional e o desenvolvimento humano frente à pedagogia Montessori

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Menegasso, Maria Ester pt_BR
dc.contributor.author Guilhon, Edite Maria Barbosa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T00:51:50Z
dc.date.available 2012-10-20T00:51:50Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 186769 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83534
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Os fenômenos associados ao contexto das organizações e sua relação com o desenvolvimento humano dos profissionais nela envolvidos têm sido alvo de várias pesquisas e reflexões. Embora muito se fale em mudanças organizacionais, com ênfase na inclusão total e no desenvolvimento do ser humano, de concreto, muito pouco se tem praticado. Num cenário em que as mudanças técnico-científicas e econômicas acontecem na mesma velocidade em que avança o pensamento humano, as organizações mantêm características ainda conservadoras e parecem não conseguir acompanhar estas mudanças, com sua "alma", os profissionais nela inseridos. Um olhar extremamente cuidadoso precisa ser dirigido às organizações educacionais, nas quais os professores precisam preparar os alunos para as mudanças, ao mesmo tempo em que contribuem tanto para que as mesmas aconteçam, quanto sofrem suas conseqüências. O desenvolvimento humano permeia esta dissertação, cujo alvo de pesquisa é uma organização de ensino confessional que utiliza o Sistema Montessori de Educação, visando verificar se a pedagogia montessoriana, aliada aos fatores que caracterizam a organização, favorece o desenvolvimento humano dos professores que aí trabalham. Na pesquisa de campo, que utiliza a metodologia do grupo focal, verificou-se que, sob os aspectos de desenvolvimento da criatividade, preservação da identidade pessoal e aumento da renda, assistência médica e acesso à educação, a conjunção dos aspectos estruturais apresentados é fator de acréscimo de possibilidade de desenvolvimento. Do ponto de vista da valorização do desempenho e da possibilidade de introdução de modificações, as características de uma organização formal burocrática utilitário-coercitiva, confessional e com uma pedagogia específica determinam um empecilho para as condições de desenvolvimento humano, uma vez que normatizam demasiadamente os procedimentos e condutas e enxergam seus professores como um todo, não individualmente pt_BR
dc.format.extent 79 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Montessori, Método de educação pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento cognitivo pt_BR
dc.title A organização confessional e o desenvolvimento humano frente à pedagogia Montessori pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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