Proposta de metodologia de desenvolvimento de software voltada à educação

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de metodologia de desenvolvimento de software voltada à educação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mazzola, Vitorio Bruno pt_BR
dc.contributor.author Trebien, Edna Satiko Eiri pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T00:35:38Z
dc.date.available 2012-10-20T00:35:38Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 191629 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83508
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract O cenário atual da indústria de software, sedimentada desde 1993 até a última pesquisa de 1999, é apresentado para parametrizar, em dados estatísticos, a evolução desse mercado, fundamentados no relatório bienal da pesquisa realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT, sob a responsabilidade da Secretaria de Política de Informática e Automação-SEPIN, no âmbito do Subcomitê Setorial da Qualidade e Produtividade em Software, do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, a qual retrata numericamente os resultados da avaliação da gestão da qualidade nas empresas, a sua evolução e os procedimentos específicos para a qualidade de software. Dentre os inúmeros esforços e trabalhos desenvolvidos para a melhoria de processos de softwares, são apresentados e estudados, com mais profundidade, aqueles que, no momento atual, são objeto de estudo e padronização pela ISO/IEC e pela ABNT, como ferramentas de avaliação de gerenciamento e Engenharia de Software. São apresentadas as características das normas e modelos, contribuindo para a análise e seleção de instrumentos de melhoria e subsídios para elaboração de planos de qualificação de processos de desenvolvimento de softwares, compondo um conjunto de ferramentas de avaliação do produto e processo. Dessa forma, a proposta da metodologia de processo de software educacional apresenta-se como um segmento primordial na aplicação, teste e validação de softwares qualitativos, com interfaces amigáveis, tanto para o educador como para o educando. Atualmente, a proliferação de softwares educacionais, quantitativamente, torna-se um atraente mercado de estudos de validação e avaliação e, principalmente, adequação, como instrumento de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.format.extent 123 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da informação pt_BR
dc.subject.classification Softwares educacionais pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Software - pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de software pt_BR
dc.title Proposta de metodologia de desenvolvimento de software voltada à educação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
191629.pdf 292.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar