Poética do mistério e retórica da violência no romance policial: cânones, ruptura e fusão ( intertextualidades e leituras em Dick Peter, Bellini e Espinosa)

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Poética do mistério e retórica da violência no romance policial: cânones, ruptura e fusão ( intertextualidades e leituras em Dick Peter, Bellini e Espinosa)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ortiga, Odilia Carreirão pt_BR
dc.contributor.author Padrão, Andréa Lúcia Paiva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T00:31:20Z
dc.date.available 2012-10-20T00:31:20Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 182157 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83501
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação busca evidenciar, através de textos aqui denominados de canônicos, a trajetória do romance policial, categorizada em três momentos. O primeiro momento enfoca a construção do cânone do romance policial de enigma através das narrativas de Poe e Doyle, contemplando, também, as alterações efetuadas pelos seus seguidores e inovadores. O segundo momento privilegia os textos significativos de ruptura com o clássico, no romance noir de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, expressando respectivamente a renovação do modelo clássico e a consolidação do novo cânone. O terceiro momento é configurado pelo romance policial contemporâneo que funde os elementos canônicos do enigma e do noir. Na seqüência, o trabalho aborda o processo de transposição e adaptação dos modelos do romance policial norte-americano e europeu à narrativa policial brasileira. A leitura privilegia o romance O enigma do automóvel de prata, de Ronnie Wells, para representar o primeiro momento dessa adaptação. A presente dissertação busca evidenciar, através de textos aqui denominados de canônicos, a trajetória do romance policial, categorizada em três momentos. O primeiro momento enfoca a construção do cânone do romance policial de enigma através das narrativas de Poe e Doyle, contemplando, também, as alterações efetuadas pelos seus seguidores e inovadores. O segundo momento privilegia os textos significativos de ruptura com o clássico, no romance noir de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, expressando A permanência do policial noir é representada pelo texto Bellini e o demônio, de Tony Bellotto. E o último momento de intertextualidade com modelos estrangeiros na literatura brasileira tem como representante o romance O silêncio da chuva, de Garcia-Roza. Encerram o trabalho considerações, questionamentos e reflexões de caráter geral, pertinentes à ética, à poética e à estética do romance policial. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Intertextualidade pt_BR
dc.subject.classification Ficção policial pt_BR
dc.subject.classification Historia e critica pt_BR
dc.title Poética do mistério e retórica da violência no romance policial: cânones, ruptura e fusão ( intertextualidades e leituras em Dick Peter, Bellini e Espinosa) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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