O modelo Hayek-Mises estendido: metodologia para estratégias de preços em e-learning no comércio eletrônico
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Moacir José da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T00:17:45Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T00:17:45Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191113 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83469 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa apresenta uma metodologia para instituições e empresas que atuem na área de e-learning; ela foi desenvolvida para maximizar o grau de satisfação dos consumidores, atrair investimentos, facilitar o acesso e melhorar a liberdade de escolha, para que as estratégias de preços sejam as mais vantajosas para a sociedade como um todo. Enquanto uma extensão das concepções de Hayek-Mises, a metodologia ora proposta parte do pressuposto de que uma sociedade baseada na divisão do trabalho não oferece ao indivíduo o conhecimento da totalidade da economia. De acordo com isso, o processo seletivo do mercado figura como sendo a grande fonte de conhecimento para a definição de estratégias de preço; aquela é, pois, capaz de resolver o tradeoff entre a criação artificial e a descoberta de estratégias de preços no e-learning, porém subtraindo-lhes o seu cunho intervencionista. A implementação da metodologia compõe-se de três fases: 1) captação da diversidade dos graus de satisfação propiciados pelo mesmo produto; 2) identificação das estratégias de preços vencedoras e; 3) ordenação diacrônica e sincrônica dos fatores associados a ela. A aplicação da metodologia foi realizada através de data mining usando regras de associação e classificação de dados sobre uma base construída com 5.290 dados sobre e-learning no Brasil. Os dados pesquisados apontaram para o fato de que o desenvolvimento de novas tecnologias converte, paulatinamente, as atuais estratégias de preços predominantes, não apenas em mecanismo rígidos para obtenção de ganhos, mas também em entraves ao próprio desenvolvimento do e-learning. |
pt_BR |
dc.format.extent |
102 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comércio eletrônico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Data mining |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Precos - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Determinacao |
pt_BR |
dc.title |
O modelo Hayek-Mises estendido: metodologia para estratégias de preços em e-learning no comércio eletrônico |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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