O modelo Hayek-Mises estendido: metodologia para estratégias de preços em e-learning no comércio eletrônico

DSpace Repository

A- A A+

O modelo Hayek-Mises estendido: metodologia para estratégias de preços em e-learning no comércio eletrônico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni pt_BR
dc.contributor.author Silva, Moacir José da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T00:17:45Z
dc.date.available 2012-10-20T00:17:45Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 191113 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83469
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa apresenta uma metodologia para instituições e empresas que atuem na área de e-learning; ela foi desenvolvida para maximizar o grau de satisfação dos consumidores, atrair investimentos, facilitar o acesso e melhorar a liberdade de escolha, para que as estratégias de preços sejam as mais vantajosas para a sociedade como um todo. Enquanto uma extensão das concepções de Hayek-Mises, a metodologia ora proposta parte do pressuposto de que uma sociedade baseada na divisão do trabalho não oferece ao indivíduo o conhecimento da totalidade da economia. De acordo com isso, o processo seletivo do mercado figura como sendo a grande fonte de conhecimento para a definição de estratégias de preço; aquela é, pois, capaz de resolver o tradeoff entre a criação artificial e a descoberta de estratégias de preços no e-learning, porém subtraindo-lhes o seu cunho intervencionista. A implementação da metodologia compõe-se de três fases: 1) captação da diversidade dos graus de satisfação propiciados pelo mesmo produto; 2) identificação das estratégias de preços vencedoras e; 3) ordenação diacrônica e sincrônica dos fatores associados a ela. A aplicação da metodologia foi realizada através de data mining usando regras de associação e classificação de dados sobre uma base construída com 5.290 dados sobre e-learning no Brasil. Os dados pesquisados apontaram para o fato de que o desenvolvimento de novas tecnologias converte, paulatinamente, as atuais estratégias de preços predominantes, não apenas em mecanismo rígidos para obtenção de ganhos, mas também em entraves ao próprio desenvolvimento do e-learning. pt_BR
dc.format.extent 102 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Comércio eletrônico pt_BR
dc.subject.classification Data mining pt_BR
dc.subject.classification Precos - pt_BR
dc.subject.classification Determinacao pt_BR
dc.title O modelo Hayek-Mises estendido: metodologia para estratégias de preços em e-learning no comércio eletrônico pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
191113.pdf 571.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar