Informática na educação: um estudo sobre a inserção e utilização das novas tecnologias na formação dos professores de graduação em uma faculdade brasileira

DSpace Repository

A- A A+

Informática na educação: um estudo sobre a inserção e utilização das novas tecnologias na formação dos professores de graduação em uma faculdade brasileira

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Silvana Bernardes pt_BR
dc.contributor.author Caligiorne, Darsoni de Oliveira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T22:44:45Z
dc.date.available 2012-10-19T22:44:45Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 227703 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83307
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa se propôs a investigar o processo de inserção e utilização de novas tecnologias pelos docentes em formação do curso de Estudos Sociais da Faculdade de Pará de Minas. Estudou-se como os docentes em formação da faculdade selecionada estão incluindo o emprego do recurso tecnológico - o computador - no desenvolvimento da disciplina Fundamentos da Informática. O estudo de caso foi o método de procedimento adotado, voltado para o grupo de indivíduos dos cursos de licenciatura cursando a cuja disciplina que faz uso do computador como recurso tecnológico no processo ensino-aprendizagem. Foram utilizados como instrumentos o questionário de pesquisa e análise documental e a observação. A investigação se preocupou com a contribuição qualitativa que o computador pode oferecer a formação do professor na educação superior e, em particular, a utilização deste recurso no processo ensino-aprendizagem. O estudo desta pesquisa foi revelador das representações que os professores diretamente envolvidos neste processo têm em relação à entrada do computador na educação e de como eles se percebem em toda esta dinâmica. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Informática na educação: um estudo sobre a inserção e utilização das novas tecnologias na formação dos professores de graduação em uma faculdade brasileira pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
227703.pdf 380.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar