dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Costa, Marcello Thiry Comicholi da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pinto, Mary Elizabeth Pereira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T21:59:48Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T21:59:48Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192878 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83223 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação refere-se ao processo da formação docente de um grupo de professores do Ensino Superior oriundo do meio empresarial, sem formação didático-pedagógica em nível de graduação. Discute os aspectos facilitadores e as dificuldades enfrentadas por esses profissionais no seu processo individual de formação docente, bem como na transposição profissional que os levou da experiência técnica para a docência. Os dados coletados propiciaram o estudo analítico que forneceu subsídios para se chegar à conclusão de que, nesse contexto de mudanças sociais aceleradas e contínuas, há necessidade de adequação, atualização e acompanhamento do indivíduo ao ritmo das mudanças sociais. Para isso, é fundamental a formação continuada do docente, mediante os diferentes recursos disponíveis hoje, inclusive de Educação a Distância (EAD). Por fim, este trabalho foi referência para a elaboração de uma proposta de programa de formação docente continuada, direcionado aos professores da instituição em que o estudo de caso foi realizado. |
pt_BR |
dc.format.extent |
126 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores universitarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores universitarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Treinamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores universitarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Efeito de inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.title |
Docência no nível superior: uma exigência de formação permanente no contexto de mudanças contínuas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |