Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors

Mostrar registro completo

Título: Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors
Autor: Carazzai, Marcia Regina Pawlas
Resumo: Partindo do pressuposto de que para melhor compreender o ensino de línguas é essencial saber que tipo de concepções, conhecimentos e crenças os professores de língua têm (Freeman & Richards, 1996), esta pesquisa enfoca nas crenças de nove professores de inglês como língua estrangeira - LE a respeito da gramática e do ensino da gramática, e nas práticas de um desses professores ao trabalhar a gramática numa sala de aula de inglês - LE. A pesquisa objetiva investigar (a) as crenças que os professores têm à respeito da gramática, (b) as funções que os professores atribuem à gramática e ao seu ensino na sala de aula de inglês - LE, (c) os fatores que influenciam as crenças desses professores à respeito da gramática e de seu ensino, (d) como essas crenças podem ser contextualizadas com os dados das aulas de um desses professores. Na primeira fase de coleta e análise de dados, um questionário aberto foi aplicado aos professores com a finalidade de atingir os três primeiros objetivos da pesquisa. Posteriormente, com o objetivo de contextualizar as crenças encontradas na análise dos dados do questionário, um segundo estágio de coleta e análise de dados focalizou em episódios de aulas de um dos professores participantes. A análise dos dados mostra que de acordo com esses professores de inglês - LE a gramática e o ensino da gramática devem ser usados como facilitadores para ajudar os alunos em seu processo de aprendizagem. Os resultados também indicam que as crenças desses professores sobre a gramática e o seu ensino são influenciadas por fatores interativos - cognitivos, contextuais e experienciais - corroborando, portanto, os resultados de Borg (1999c).
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83160
Data: 2002


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PLLE0250-D.pdf 3.075Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar