Versão Interiorizada e Gestão Democrática do Ensino Superior: O Desafio de Novas Perspectivas.

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Versão Interiorizada e Gestão Democrática do Ensino Superior: O Desafio de Novas Perspectivas.

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dc.contributor.author Cunha, Claudia Madruga
dc.contributor.author Hamermuller, Douglas Ortiz
dc.contributor.author Alano, Elsi do Ricio Cardoso
dc.date.accessioned 2012-10-19T21:12:50Z
dc.date.available 2012-10-19T21:12:50Z
dc.date.issued 2007-12-29
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83127
dc.description.abstract Analisa-se nesse trabalho a experiência que está sendo construída no Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná. Tenciona-se destacar como o corpo docente, o quadro técnico-administrativo e corpo discente vêm construindo, nesse campus interiorizado, relações afirmativas com a comunidade através da escola pública. É um estudo ainda embrionário das singularidades produto das câmaras interdisciplinares que, nesse setor, operacionalizam o currículo dos cursos sob uma complexidade de elementos. Tendo por pano de fundo um Projeto Político Pedagógico gerado no contexto da expansão da educação superior pública presente nas políticas implantadas a partir de 2004 no Brasil ampara o desafio de pensar uma ação educacional que fomente a região na qual se instala. Questiona os que operam em seu quadro sobre o como significam as inovações que atravessam esse desenho curricular e essa gestão universitária. Esses últimos estando em processo metamórfico constante, modificam pressupostos tradicionais através de elementos que os particulariza. Tramitam com exceções tanto no âmbito operacional da organização curricular como na gestão da estrutura funcional abrigando possibilidades de, nesse Campus, estar se compondo uma nova imagem da educação superior. Utilizam-se conceitos da Filosofia da Educação advindos da Filosofia da Diferença junto a outros acrescidos do campo da Gestão da Educação. Conceitos que permitem compor outro perfil para a educação quando fogem à forma linear e arborescente de concebê-la. São eles: o conceito de rizoma, de multiplicidade, de complexidade, convivendo com os de autonomia e de emancipação para simbolizar, de modo metafórico ou não, outros modos de representar a educação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title Versão Interiorizada e Gestão Democrática do Ensino Superior: O Desafio de Novas Perspectivas. pt_BR
dc.type Article pt_BR


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