dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Harrysson Luiz da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Leonardo Júnior, Maurício Fernandes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T21:07:59Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T21:07:59Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192610 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83117 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A dissertação aborda a situação das pequenas e médias empresas brasileiras diante do processo de exportação. Com base em extensa revisão bibliográfica, a pesquisa enfoca o histórico do Brasil no comércio internacional, os requisitos necessários para que uma empresa efetue exportações com sucesso e os programas disponiblizados pelo governo federal e instituições privadas para dar suporte às empresas interessadas em exportar. A dissertação compreende uma pesquisa realizada junto a onze pequenas e médias empresas paranaenses estabelecidas há anos, com boa situação econômico-financeira, a fim de verificar seu conhecimento acerca dos atributos que uma empresa deve possuir para atuar no Comércio Internacional e o seu interesse em exportar. O objetivo da dissertação é identificar, a partir dos passos do "Guia de Exportação Passo-a-Passo" da Agência de Promoção de Exportações - APEX, as não conformidades encontradas pelas pequenas e médias empresas paranaenses que inibem ou inviabilizam a exportação de seus bens e serviços. Foi escolhida a realiação de pesquisa estratificada qualitativa com as empresas, a fim de comparar a constatação dos empresários com as recomendações da APEX, órgão do Governo Federal voltado ao incentivo de projetos de exportação desenvolvidos por pequenas e médias empresas. O trabalho desenvolvido demonstra que as empresas não se sentem preparadas para atuar no Comércio Internacional pela falta de competitividade dos seus produtos e serviços, escala de produção, preço e tecnologia; de recursos a serem investidos em um projeto de exportação; de oportunidade e contato com potenciais compradores, etc. As empresas não têm sido procuradas por órgãos governamentais, como a APEX, oferecendo apoio para desenvolver projetos de exportação. As empresas pesquisadas têm vontade de exportar, mas pelos dificultadores constatados, pode-se concluir que permanecerão restritas ao mercado interno, a despeito dos programas desenvolvidos por entidades públicas e privadas, não devendo haver incremento significativo da participação das pequenas e médias empresas brasileiras no volume das exportações. A pesquisa termina recomendando a realização de um projeto de desenvolvimento das exportações brasileiras, voltado às pequenas e médias empresas, registrando os principais aspectos a serem observados. |
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dc.format.extent |
xiii, 119 f.| tabs., grafs., il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Pequenas e medias empresas |
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dc.subject.classification |
Brasil |
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dc.subject.classification |
Comercio exterior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Exportação |
pt_BR |
dc.title |
A situação das pequenas e médias empresas brasileiras diante do processo de exportação |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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