A situação das pequenas e médias empresas brasileiras diante do processo de exportação

DSpace Repository

A- A A+

A situação das pequenas e médias empresas brasileiras diante do processo de exportação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Harrysson Luiz da pt_BR
dc.contributor.author Leonardo Júnior, Maurício Fernandes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T21:07:59Z
dc.date.available 2012-10-19T21:07:59Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192610 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83117
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A dissertação aborda a situação das pequenas e médias empresas brasileiras diante do processo de exportação. Com base em extensa revisão bibliográfica, a pesquisa enfoca o histórico do Brasil no comércio internacional, os requisitos necessários para que uma empresa efetue exportações com sucesso e os programas disponiblizados pelo governo federal e instituições privadas para dar suporte às empresas interessadas em exportar. A dissertação compreende uma pesquisa realizada junto a onze pequenas e médias empresas paranaenses estabelecidas há anos, com boa situação econômico-financeira, a fim de verificar seu conhecimento acerca dos atributos que uma empresa deve possuir para atuar no Comércio Internacional e o seu interesse em exportar. O objetivo da dissertação é identificar, a partir dos passos do "Guia de Exportação Passo-a-Passo" da Agência de Promoção de Exportações - APEX, as não conformidades encontradas pelas pequenas e médias empresas paranaenses que inibem ou inviabilizam a exportação de seus bens e serviços. Foi escolhida a realiação de pesquisa estratificada qualitativa com as empresas, a fim de comparar a constatação dos empresários com as recomendações da APEX, órgão do Governo Federal voltado ao incentivo de projetos de exportação desenvolvidos por pequenas e médias empresas. O trabalho desenvolvido demonstra que as empresas não se sentem preparadas para atuar no Comércio Internacional pela falta de competitividade dos seus produtos e serviços, escala de produção, preço e tecnologia; de recursos a serem investidos em um projeto de exportação; de oportunidade e contato com potenciais compradores, etc. As empresas não têm sido procuradas por órgãos governamentais, como a APEX, oferecendo apoio para desenvolver projetos de exportação. As empresas pesquisadas têm vontade de exportar, mas pelos dificultadores constatados, pode-se concluir que permanecerão restritas ao mercado interno, a despeito dos programas desenvolvidos por entidades públicas e privadas, não devendo haver incremento significativo da participação das pequenas e médias empresas brasileiras no volume das exportações. A pesquisa termina recomendando a realização de um projeto de desenvolvimento das exportações brasileiras, voltado às pequenas e médias empresas, registrando os principais aspectos a serem observados. pt_BR
dc.format.extent xiii, 119 f.| tabs., grafs., il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Comercio exterior pt_BR
dc.subject.classification Exportação pt_BR
dc.title A situação das pequenas e médias empresas brasileiras diante do processo de exportação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
192610.pdf 238.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar