Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico

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Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Specialski, Elizabeth Sueli pt_BR
dc.contributor.author Venson, Elaine pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T20:31:42Z
dc.date.available 2012-10-19T20:31:42Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 206427 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83047
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract A evolução dos sites de comércio eletrônico, que tem aumentado a interatividade com os usuários, e os novos modelos de gestão centrados no cliente requerem ferramentas computacionais capazes de processar a imensa quantidade de dados obtida, a fim de gerar conhecimento e personalizar a experiência de compra. Os sistemas de recomendação têm obtido destaque na Internet, e em especial no comércio eletrônico, como uma solução para se alcançar a personalização e agregar valor ao relacionamento com os clientes. Novas abordagens que observem as características da comercialização de produtos são necessárias para que se disponha de um modelo abrangente para criar aplicações nesta área. Este trabalho propõe a criação de um modelo híbrido de sistema de recomendação baseado nos dois métodos de recomendação mais conhecidos: a filtragem colaborativa e a correlação item-a-item. O modelo proposto aborda questões como freqüência e quantidade de compra dos produtos. O método híbrido foi implementado e testado com dados reais de compra. Os resultados mostraram que o modelo proposto supera em média a qualidade das recomendações geradas pelas outras abordagens e também comprovaram a validade da utilização do método em casos em que os produtos são comprados repetidamente. pt_BR
dc.format.extent xi, 121 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Comércio eletrônico pt_BR
dc.subject.classification Clientes - pt_BR
dc.subject.classification Contatos pt_BR
dc.title Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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