A empatia, o distanciamento e o ensino por televisão
Show full item record
Title:
|
A empatia, o distanciamento e o ensino por televisão |
Author:
|
Silveira, Vilson Rosalino da
|
Abstract:
|
Este estudo aborda a presença da empatia e do distanciamento teatrais, em programas de ensino por televisão aberta no Brasil. Mais precisamente: trata de detectar em que medida aquelas noções foram transpostas para a linguagem audiovisual do Telecurso 2000 e qual a influência das mesmas sobre a eficácia didática desse programa de ensino. Como essas noções são aqui empregadas com os significados que lhes foram atribuídos por Bertolt Brecht, então, parte inicial do trabalho volta-se à definição desses significados ou sentidos, definição feita no âmbito de uma breve história do drama e da dramaturgia, de seus primórdios até ao cinema e à televisão. No que tange as concepções de Brecht, especial empenho é dedicado à clara definição das diferenças entre o distanciamento oriundo da narrativa épica e o distanciamento gerado pelo estranhamento; pretende-se, assim, melhor evidenciar as possibilidades de obtenção de distanciamento a partir de técnicas desenvolvidas para esse fim, especialmente quando o meio não estiver restrito apenas ao teatro, mas abranger o cinema e a televisão. Por fim, investiga-se os conceitos de empatia e de distanciamento na linguagem do Telecurso 2000, à luz da teoria do audiovisual e de elementos da teoria da aprendizagem tomados, principalmente, de Bakhtin e Vigotski. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83037
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar