Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado

DSpace Repository

A- A A+

Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Schneider, Henrique Nou pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T20:08:48Z
dc.date.available 2012-10-19T20:08:48Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 181846 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho propõe um ambiente de ensino-aprendizagem que leva em consideração, no ato cognitivo, as características biológicas do ser humano, bem como o seu "modus vivendi"; e que oferece, ao mesmo tempo, as facilidades dos recursos informáticos para aumentar a efetividade do processo ensino-aprendizagem. Parte-se do pressuposto que a escola está descontextualizada em relação à sociedade que a engendra e, por isso prepara mal o futuro trabalhador, pois ainda está calcada em antigos e arcaicos paradigmas. Sendo assim, os candidatos ao mercado de trabalho sentem dificuldade em conseguir espaço, pois não são cooperativos e, especialmente, são analfabetos em tecnologia da informação. Neste sentido, crê-se que a escola, como organização, deva estar atenta à demanda do mercado, oferecendo currículos que abranjam as competências exigidas na formação do trabalhador e do cidadão. Assim, é que se propõe um modelo de escola como uma organização de aprendizagem, onde o processo de aprendizagem esteja ancorado no construtivismo. Ou seja, um ambiente onde os alunos, professores e técnico-administrativos possam expandir continuamente suas capacidades de criar o futuro que deseja, onde surja novos e elevados padrões de pensamento, onde a aspiração coletiva seja libertada e onde as pessoas aprendam a aprender em grupo. Em outras palavras, busca-se um ambiente que, além da inteligência convencional, se valorize a inteligência emocional e se adote a cooperação e a co-criação como base de valor, pois tem-se estes princípios como muito importantes no perfil do profissional da Era do conhecimento. Finalmente, com o objetivo de aumentar a efetividade do processo ensino-aprendizagem, é que se propõe a utilização de alguns recursos da tecnologia da informação, como meio facilitador para o exercício dos princípios supra mencionados. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.title Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
181846.pdf 520.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar