Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Freitas Filho, Paulo Jose de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Marcus Vinicius Drissen |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T20:04:49Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T20:04:49Z |
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dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
184661 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82992 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Uma plataforma de comutação telefônica que atende a serviços especializados tem uma arquitetura cliente/servidor que disponibiliza aos usuários os recursos comuns, para atender às requisições que cada cliente envia ao servidor. O tempo que o cliente espera para obter a resposta vinda do servidor é fator determinante para o desempenho do sistema. Neste trabalho, é concebido um modelo de simulação de uma plataforma com essas características, a fim de se aplicar uma metodologia de avaliação de desempenho, abrindo caminho para um planejamento de capacidade sobre o modelo concebido. São aplicados dois diferentes tipos de projeto de experimento, o Fatorial 2k e o Central Composto. No primeiro projeto de experimento, utilizam-se quatro fatores, e de posse dos dois fatores mais significativos aplica-se o segundo projeto de experimento para verificar se há interação quadrática entre eles. Assim, determinam-se quais são os fatores mais significativos para o desempenho da plataforma e, conseqüentemente, quais os que devem ser aumentados em número, para suportar um possível aumento na demanda, sem que o desempenho tenha degradação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
112 f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Telecomunicações |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Trafego telefonico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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