Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Freitas Filho, Paulo Jose de pt_BR
dc.contributor.author Silva, Marcus Vinicius Drissen pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T20:04:49Z
dc.date.available 2012-10-19T20:04:49Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 184661 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82992
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Uma plataforma de comutação telefônica que atende a serviços especializados tem uma arquitetura cliente/servidor que disponibiliza aos usuários os recursos comuns, para atender às requisições que cada cliente envia ao servidor. O tempo que o cliente espera para obter a resposta vinda do servidor é fator determinante para o desempenho do sistema. Neste trabalho, é concebido um modelo de simulação de uma plataforma com essas características, a fim de se aplicar uma metodologia de avaliação de desempenho, abrindo caminho para um planejamento de capacidade sobre o modelo concebido. São aplicados dois diferentes tipos de projeto de experimento, o Fatorial 2k e o Central Composto. No primeiro projeto de experimento, utilizam-se quatro fatores, e de posse dos dois fatores mais significativos aplica-se o segundo projeto de experimento para verificar se há interação quadrática entre eles. Assim, determinam-se quais são os fatores mais significativos para o desempenho da plataforma e, conseqüentemente, quais os que devem ser aumentados em número, para suportar um possível aumento na demanda, sem que o desempenho tenha degradação. pt_BR
dc.format.extent 112 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Telecomunicações pt_BR
dc.subject.classification Trafego telefonico pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Avaliação de desempenho de uma plataforma de comutação telefônica para serviços especializados de atendimento ao cliente pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
184661.pdf 12.87Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar