O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

DSpace Repository

A- A A+

O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Show full item record

Title: O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.
Author: Monteiro, Ana Carine Garcia; Pereira, Maurício Fernandes
Abstract: As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil desempenham um papel fundamental de assistência à saúde da população mediante seus Hospitais Universitários (HU).Originalmente criados para ser hospital-escola, acabaram, por vezes, tornando-se a única opção de assistência à saúde pública, gratuita e com qualidade da população. É o caso do Hospital Universitário da UFSC. Localizado na capital Florianópolis é o único hospital totalmente gratuito do Estado de Santa Catarina, realizando mais de 150 mil atendimentos ambulatoriais, 95 mil atendimentos de emergência e mais 9.400 internações por ano. Para preparar-se para acorrer à demanda assistencial que sucessivamente aumenta, o HU/UFSC realizou entre 2005 e 2006 o planejamento estratégico, publicado no Plano 2012. O êxito na implantação do Plano 2012 passa invariavelmente pela apropriação do que ali está proposto pela comunidade interna do HU. Este artigo propõe o uso do Modelo de Comunicação Educativa na definição de estratégias comunicativas para a implantação do Planejamento Estratégico realizado no do Hospital Universitário da UFSC. A ferramenta pode ser usada pela equipe de planejamento como forma de estabelecer uma conversa saudável e formadora entre os diversos segmentos da comunidade interna, no sentido de estimular a apropriação coletiva do Plano 2012. Acredita-se que o sentimento de ‘pertencimento’ é fundamental para que os sujeitos envolvidos no processo de implantação consigam realmente desenvolver as melhorias propostas.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82979
Date: 2007-12-29


Files in this item

Files Size Format View
TRABAJOGARCIAMONTEIRO.pdf 984.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar