O processo de adaptação estratégica da Companhia Paranaense de Energia às mudanças do arranjo institucional do setor elétrico brasileiro
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Franco, Flávio Ney da Silva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T19:50:00Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T19:50:00Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191058 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82964 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Setor Elétrico Brasileiro atravessa um contexto de intensas transformações de origem técnica e política. As privatizações das distribuidoras de energia elétrica estão acontecendo e pode se prever a continuidade, com a venda de geradoras de energia elétrica e demais concessionárias estatais de energia. O governo, implementando um conjunto de reformas a partir das sugestões elaboradas pela consultoria internacional Coopers & Lybrand, delineia um novo horizonte para o setor elétrico no Brasil. Esta pesquisa analisa o comportamento estratégico da Companhia Paranaense de Energia - COPEL, face às novas tendências do mercado de energia elétrica e suas mudanças internas, no período de 1990 a 1999. A metodologia utilizada é um estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa e entrevistas semi-estruturadas como técnica para coleta dos dados. Os contextos externos e internos da organização relacionados às mudanças estão apresentados em dois períodos: o primeiro, (1990-1992) mostra a adaptação organizacional da empresa a partir dos seus antecedentes e o segundo, (1993-1999) frente às mudanças do arranjo institucional. Nesses períodos foram analisadas: (i) a continuidade do processo de descentralização dos serviços de atendimento ao cliente; (ii) a implantação de programas sociais; (iii) a implantação do Programa de Qualidade Total na COPEL; (iv) a implantação do Programa de Marketing; (v) a redução do quadro de funcionários; (vi) a criação do novo organograma corporativo, oferecendo novos serviços e produtos ao mercado. Foram considerados além da análise teórica dos períodos, os stakeholders, as ações e estratégias consideradas relevantes. |
pt_BR |
dc.format.extent |
127 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Energia elétrica - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Distribuição |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Parana |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento empresarial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Privatização |
pt_BR |
dc.title |
O processo de adaptação estratégica da Companhia Paranaense de Energia às mudanças do arranjo institucional do setor elétrico brasileiro |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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