De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade

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De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Menegasso, Maria Ester pt_BR
dc.contributor.author Laffin, Marcos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T19:35:57Z
dc.date.available 2012-10-19T19:35:57Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 184911 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82933
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo compreender os fundamentos epistemológicos da organização do trabalho do professor de contabilidade no ensino superior. Para alcançar esse propósito caracterizo a sua trajetória de formação e a sua inserção no trabalho docente, assim como identifico as concepções epistemológicas e categorias metodológicas do seu trabalho no ensino superior de Ciências Contábeis. A questão central da tese buscou caracterizar quais são os componentes epistemológicos do processo de ensino que organizam o trabalho do professor de contabilidade no ensino superior. Para responder a essa questão decidi pela abordagem qualitativa, mediante a qual tomo como referência os princípios explicativos de Homem e Trabalho. Por meio desse eixo teórico enfatizo a constituição do sujeito e a sua condição humana através de suas relações sociais, históricas e culturais, declarando assim sua possibilidade omnilateral. A construção da pesquisa empírica foi realizada em 04 (quatro) Instituições de ensino superior, com 28 (vinte e oito) professores. Todos os professores pesquisados possuem graduação em Ciências Contábeis e desenvolvem as atividades no ensino superior em disciplinas do curso de Ciências Contábeis. Ao concluir o estudo sobre o trabalho do professor de contabilidade no ensino superior, afirmo que ensinar exige responsabilidade porque, para além do domínio de conteúdos específicos e de saberes de formação humana, assim como de métodos adequados a promover essas apropriações no contexto no qual está inserido, é preciso insistir na solidariedade humana, na preservação do mundo humano. Essa sensibilidade coletiva será visível nas atividades do professor de contabilidade quando, em seu trabalho, configurar-se um entendimento crítico e emancipatório da categoria trabalho. pt_BR
dc.format.extent ii, 191 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Contabilidade como profissão pt_BR
dc.subject.classification Contadores pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Contabilidade pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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