Um modelo de avaliação de programas de pós-graduação baseado no benchmarking de competências organizacionais: estudo de caso nas engenharias da UFSC
Show full item record
Title:
|
Um modelo de avaliação de programas de pós-graduação baseado no benchmarking de competências organizacionais: estudo de caso nas engenharias da UFSC |
Author:
|
Zapelini, Wilson Berckembrock
|
Abstract:
|
O presente trabalho teve como objetivo elaborar e analisar a consistência de um modelo de avaliação de competências organizacionais que incorpore o conhecimento produzido e disseminado em programas de pós-graduação em engenharia. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo nos seus objetivos, de estudo de caso nos seus procedimentos técnicos. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental dos programas, levantando os principais quesitos e atividades. Buscou-se examinar cinco quesitos envolvidos nos programas, a saber: o ensino, a pesquisa, a gestão dos recursos humanos, a gestão de processos e a gestão da informação. Na seqüência, foram levantadas as competências organizacionais básicas e essenciais dos programas. Para cada competência obtida, foi elaborada uma ou mais questões, compondo o modelo de avaliação denominado benchmarking, do tipo interno. O modelo foi aplicado em todos os onze programas de pós-graduação em engenharia da UFSC, onde coordenadores, professores e alunos determinaram as pontuações das questões propostas. Como resultado, foram definidas as avaliações dos onze programas de forma a obter-se uma classificação de pontuações, estabelecendo um posicionamento de cada programa e, ao mesmo tempo, apontando suas potencialidades e suas fragilidades. Para finalizar, são apresentadas algumas considerações e recomendações para a continuidade do trabalho. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82927
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar