Os obstáculos ao desenvolvimento da educação a distância: um estudo de caso sobre a educação a distância no Distrito Federal

DSpace Repository

A- A A+

Os obstáculos ao desenvolvimento da educação a distância: um estudo de caso sobre a educação a distância no Distrito Federal

Show full item record

Title: Os obstáculos ao desenvolvimento da educação a distância: um estudo de caso sobre a educação a distância no Distrito Federal
Author: Teixeira, Esmeralda de Góes
Abstract: Pesquisa sobre os obstáculos ao desenvolvimento da educação a distância no Brasil (EaD), tomando como exemplo o Distrito Federal. Apresenta a educação a distância (EaD) como estratégia de educação para facilitar o exercício da cidadania, e melhorar as oportunidades de inclusão. Relata os pressupostos teóricos da EaD e alguns aspectos essenciais das teorias de EaD, conceitos e características. Traça um breve histórico da EaD no mundo e apresenta algumas experiências de maior significação no Brasil e em particular no Distrito Federal. Descreve e analisa as entrevistas realizadas com os atores decisores do governo e dos cursos a distância. Apresenta o resultado dos questionários aplicados aos alunos de EaD. Mostra que está ocorrendo um avanço político no país com relação à EaD, embora sem a consistência necessária para fazer frente aos obstáculos existentes e identificou como obstáculos: investimentos insuficientes na área, pequena articulação entre as instituições, preconceito e descrédito da sociedade, dificuldade de acesso a tecnologia, resistência dos professores, visão distorcida do que seja EaD e poucos incentivos a teses e monografias.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82910
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
191052.pdf 560.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar