Um estudo para ajuste na metodologia de gerenciamento de processo inserindo os fatores legal, social e ambiental em sua análise

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Um estudo para ajuste na metodologia de gerenciamento de processo inserindo os fatores legal, social e ambiental em sua análise

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rados, Gregorio Jean Varvakis pt_BR
dc.contributor.author Morett, Amarildo José pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T19:10:56Z
dc.date.available 2012-10-19T19:10:56Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 189513 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82885
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A variável ambiental, a legislação e a sociedade vem se mostrando muito influentes no desempenho organizacional. A legislação cada vez mais rígida, tanto na questão ambiental, como na trabalhista, tributária e social. A sociedade cada vez mais vem cobrando ações das empresas em prol de seu bem estar (redução de ruídos, despoluição das águas, mobilizações e passeatas contra empresas agressoras ao meio ambiente, etc.). Para que as empresas possam tomar decisões corretas, quanto à relação existente entre o meio ambiente, a sociedade, a legislação e o meio empresarial (seus processos), necessitam de informações confiáveis. Uma das metodologias que se apresenta eficaz na visualização de todos os seus processos e respectivos desempenhos é a Metodologia do Gerenciamento de Processo - GP. A pesquisa, realizada em uma indústria moveleira, propõe, a partir da metodologia do GP, a implementação dos fatores ambiental, social e legal, além dos fatores internos já previstos na metodologia, quando da análise e escolha do processo crítico e das soluções pertinentes. Com este propósito e, com o envolvimento de toda a empresa, são definidos e analisados os processos críticos do sistema de produção, propondo-se soluções voltadas para a busca permanente de satisfação dos clientes internos e externos (atender a legislação, a questão ambiental, a questão social e a questão interna), procurando influenciar o desempenho do produto no mercado, buscando a garantia a continuidade da organização. pt_BR
dc.format.extent vi, 282 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Metodologia de gerenciamento de processo pt_BR
dc.subject.classification Melhoria contínua pt_BR
dc.title Um estudo para ajuste na metodologia de gerenciamento de processo inserindo os fatores legal, social e ambiental em sua análise pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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