A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática
Show full item record
Title:
|
A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática |
Author:
|
Rodrigues, Rosimeire Aparecida
|
Abstract:
|
Esta pesquisa aborda questões relacionadas à presença da interação no processo de ensino-aprendizagem em Matemática, buscando inter-relações entre conteúdo e prática. Ressalta-se a importância do papel do professor enquanto mediador na transição da informação de forma bidirecional na busca da estruturação do saber. Destaca-se a existência da interação como ponto fundamental na integração professor-aluno e aluno-aluno, adotando parâmetros relevantes ao ensino da matemática, especificamente dos conceitos relativos ao estudo-ensino da geometria plana. Com o auxilio de técnicas metodológicas presentes na utilização do Tangram Pitagórico como ferramenta de apoio na formação e reestruturação de conceitos pertencentes ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. A investigação mostra que neste contexto os alunos acadêmicos do curso licenciatura em Matemática da Fundação Universidade do Tocantins - Campus Universitário de Arraias - TO, enquanto futuros educadores devem se preocupar com questões referentes às aplicações didático-metodológicas que contribuam com a melhoria da qualidade de ensino da Matemática, relacionando-as com as demais áreas do conhecimento e sempre enfatizando sua importância de maneira inovadora e criativa, de modo a destacar a interação presente no conjunto professor-conteúdo-aluno na construção do conhecimento matemático de forma sistematizada e contextualizada com a realidade na qual o aluno esteja inserido. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82859
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar