Aprendizagem mediada no curso superior seqüencial de gerenciamento de redes de computadores: um estudo de caso
Show full item record
Title:
|
Aprendizagem mediada no curso superior seqüencial de gerenciamento de redes de computadores: um estudo de caso |
Author:
|
Campos, Leonor Natividade de Medeiros
|
Abstract:
|
Na presente dissertação, investigam-se as relações entre a disciplina Psicologia das Organizações e a sua inserção no curso Superior Seqüencial de Gerenciamento de Redes de computadores no contexto da Educação Tecnológica; a discussão de questões didáticas e pedagógicas específicas para este segmento educacional, em que os acadêmicos valorizam as disciplinas técnicas que os certificam junto a empresas americanas em detrimento das disciplinas humanas. A metodologia proposta e utilizada, em sala de aula, pela disciplina Psicologia das Organizações entende que a aprendizagem é um processo coletivo (social) que, por isso mesmo, requer a intervenção de outras pessoas. O mediador é uma pessoa (professor ou estudante) que, intencionalmente, interfere na relação entre o estudante mediado e o conhecimento. A teoria histórico-cultural de Vygotsky oportunizou um repensar a educação sob a ótica do paradigma tecnológico, considerando a relação prática pedagógica, os vários tipos de mediação, o desenvolvimento dos processos interativos humanos e a construção do conhecimento, a partir do uso da Internet e das ferramentas tecnológicas disponíveis, tendo como pano de fundo a disciplina Psicologia das Organizações. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82851
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar