Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional

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Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sommer, Willy Arno pt_BR
dc.contributor.author Fonseca, Maria Antonia da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T18:33:54Z
dc.date.available 2012-10-19T18:33:54Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 193088 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82812
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A finalidade das instituições de ensino é o conhecimento e a sua transmissão, com ênfase no saber científico. Sob essa ótica, o currículo é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino, portanto é o mediador deste conhecimento. Muito se tem falado sobre a qualidade da educação, mas poucos a praticam. O presente estudo foi desenvolvido com dois propósitos: esclarecer alguns aspectos da gestão da qualidade e estabelecer um vínculo com a educação, Ações estas que podem ser operacionalizadas na formação do fisioterapeuta. Como complemento são fornecidas algumas bases sobre as quais se assenta o currículo e o conhecimento compendiado da fisioterapia, aliado à sua história. O foco principal centra-se na análise do modo como estão sendo ministradas as disciplinas específicas desse curso e na forma como está sendo feita a orientação para pesquisa e extensão no 1o ano. Para o desenvolvimento do tema foram selecionados os seis cursos de fisioterapia existentes da cidade de Curitiba (Paraná) e destes foram estudados os currículos em seus conteúdos e formas de integralização. Buscou-se também esclarecimentos junto aos coordenadores e docentes do curso. As informações referentes aos acadêmicos que concluíram o 1o ano em 2001. foram obtidas através de um instrumento de pesquisa, por questões que informaram como esses conhecimentos são percebidos pelos discentes naquela fase do curso. Com base nos resultados dessa pesquisa, procedeu-se uma checagem do proposto pelas instituições de ensino com o que foi recebido pelos alunos. A interpretação dos resultados é discutida na análise final, que geram sugestões para colaborar na melhoria da qualidade do ensino da fisioterapia, com subsídios aos gestores, no sentido de possível justamento das suas propostas à realidade acadêmica. A finalidade das instituições de ensino é o conhecimento e a sua transmissão, com ênfase no saber científico. Sob essa ótica, o currículo é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino, portanto é o mediador deste conhecimento. Muito se tem falado sobre a qualidade da educação, mas poucos a praticam. O presente estudo foi desenvolvido com dois propósitos: esclarecer alguns aspectos da gestão da qualidade e estabelecer um vínculo com a educação, Ações estas que podem ser operacionalizadas na formação do fisioterapeuta. Como complemento são fornecidas algumas bases sobre as quais se assenta o currículo e o conhecimento compendiado da fisioterapia, aliado à sua história. O foco principal centra-se na análise do modo como estão sendo ministradas as disciplinas específicas desse curso e na forma como está sendo feita a orientação para pesquisa e extensão no 1o ano. Para o desenvolvimento do tema foram selecionados os seis cursos de fisioterapia existentes da cidade de Curitiba (Paraná) e destes foram estudados os currículos em seus conteúdos e formas de integralização. Buscou-se também esclarecimentos junto aos coordenadores e docentes do curso. As informações referentes aos acadêmicos que concluíram o 1o ano em 2001 foram obtidas através de um instrumento de pesquisa, por questões que informaram como esses conhecimentos são percebidos pelos discentes naquela fase do curso. Com base nos resultados dessa pesquisa, procedeu-se uma checagem do proposto pelas instituições de ensino com o que foi recebido pelos alunos. A interpretação dos resultados é discutida na análise final, que geram sugestões para colaborar na melhoria da qualidade do ensino da fisioterapia, com subsídios aos gestores, no sentido de possível justamento das suas propostas à realidade acadêmica. pt_BR
dc.format.extent 96 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Controle de qualidade pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Fisioterapia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Fisioterapia pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.title Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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