Formação continuada de professores: uma comunidade virtual na escola

DSpace Repository

A- A A+

Formação continuada de professores: uma comunidade virtual na escola

Show full item record

Title: Formação continuada de professores: uma comunidade virtual na escola
Author: Silva, Paulo Augusto da Costa
Abstract: A formação de professores ocupa um lugar de destaque em qualquer proposta de reforma do sistema educativo, especialmente aquelas que inserem as tecnologias da informação e comunicação num processo de inovação pedagógica do cotidiano escolar. O presente trabalho propõe a criação de uma comunidade virtual na escola pública municipal escolhida, voltada a formação continuada em serviço, a partir do conceito de sociabilidade com suas três componentes: propósito, pessoas e políticas. A proposta partiu de estudos sobre a comunicação mediada por computador, suas ferramentas e aplicação na educação e também de reflexões sobre a formação de professores através do ciclo de ação-reflexão-ação. O objetivo foi sistematizar os dados coletados em oficinas, observações, questionários, entrevistas e documentos da escola como subsídio para a avaliação das necessidades e tarefas da comunidade virtual numa escola pública escolhida. Por fim, tendo em vista os estágios iniciais no desenvolvimento centrado na comunidade foram dadas sugestões sobre a seleção de tecnologia e planejamento da sociabilidade para uma comunidade virtual na escola.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82768
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
229179.pdf 2.722Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar