Por um novo paradigma gerencial para instituições particulares de ensino superior: a gestão transdisciplinar

DSpace Repository

A- A A+

Por um novo paradigma gerencial para instituições particulares de ensino superior: a gestão transdisciplinar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Ricardo Justo de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T17:58:07Z
dc.date.available 2012-10-19T17:58:07Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192824 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82747
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho pretende mostrar a urgência da abertura dos gestores, dos colaboradores e dos aprendentes das organizações do conhecimento para um novo paradigma chamado "Transdisciplinaridade". Nesse sentido, fundamentaremos a convicção de que hoje, para a gestão das organizações do conhecimento, particularmente para as Instituições Particulares de Ensino Superior, é imprescindível a convivência com paradoxos, abertura para o novo, incentivo aos valores ligados à missão da organização, a valorização da pessoa, unindo o lado humano e profissional com o lucro, como resultado de algo que se faz bem e não como um fim em si mesmo. Este novo cenário guarda uma proximidade com a administração, motivo pelo qual esta pesquisa procura refletir sobre uma série de conceitos referentes a esta nova maneira de gerenciamento. Por isso mesmo, abordar-se-á o caráter multidimensional da gestão organizacional com os avanços recentes no desenvolvimento deste paradigma ou epistemologia, chamada de transdisciplinaridade, cujas raízes teóricas são encontradas na teoria comportamental de base construtivista, na psicologia da aprendizagem, no holismo e na teoria sistêmica. O objetivo em vista é o de criar um modelo para que as organizações do conhecimento possibilitem aos sujeitos que transitam em seu interior e exterior, em qualquer nível de pertencimento, um contínuo aprendizado, todavia com repercussão social. Este modelo deverá articular as duas formas básicas, admitidas pela ciência, de aquisição de conhecimentos: a aprendizagem por descoberta a partir da ação, levando a um saber fazer, e a aprendizagem por instrução, que consiste em comunicar um conhecimento, ou em forma verbal, ou formulando-o num texto, conduzindo o aprendente a uma reflexão sobre sua ação. Nesse sentido, percebe-se que a qualidade da gestão praticada nas organizações do conhecimento colaborará ou não para uma efetiva mudança de valores na estrutura social, razão primeira de sua existência na sociedade. Partindo deste princípio, este trabalho recorre a um estudo de caso da Faculdade Integrada da Bahia - FIB, refletindo sobre sua dinâmica e interação institucional e social localizada em sua intersecção entre a teoria e a prática, a qual resulta num novo conceito de empreendedorismo. A partir dos conceitos encontrados na FIB, elaborou-se matrizes de Gestão Transdisciplinar que sirvam de modelo às organizações similares. pt_BR
dc.format.extent 122 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades particulares pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Por um novo paradigma gerencial para instituições particulares de ensino superior: a gestão transdisciplinar pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
192824.pdf 2.574Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar