Implicações metodológicas do uso de tecnologias da comunicação e da informação: o caso PROINFO em Dourados-MS
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Hoeschl, Hugo Cesar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fernandes, Enilda |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T17:54:07Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T17:54:07Z |
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dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
198456 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82740 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em 04 (quatro ) escolas da rede pública de ensino de Dourados-MS, que fazem parte do Projeto PROINFO. O objeto de estudo buscou verificar se as novas tecnologias provocam mudanças no trabalho didático. Para o alcance dos objetivos, foram usados: a experiência da autora, que, como multiplicadora do projeto, acompanhou os trabalhos das escolas-laboratório; relatório; entrevista com o diretor do NTE; e um questionário abordando as questões técnicas e didáticas. Para fundamentar a análise e discutir o atual modelo de ensino, foi feita uma abordagem sobre as principais tendências presentes na prática pedagógica, apontando a emergência de formas alternativas de uso das tecnologias no ensino, de maneira que possamos utilizá-las, visando transformações na prática pedagógica e, sobretudo como recurso que permite a ascensão cultural posta pela sociedade capitalista. Constatou-se, de um lado, a falta de domínio da informática em seu sentido amplo, como recurso que permite a ascensão cultural, e, de outro, a didática arraigada nos modelos tradicionais de ensino incorpora a acepção da tecnologia em seu sentido estrito, técnico-profissional. |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 121 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modelos |
pt_BR |
dc.title |
Implicações metodológicas do uso de tecnologias da comunicação e da informação: o caso PROINFO em Dourados-MS |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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