O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidado
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Garcia, Vera Regina Real Lima |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bastos, Silvana Kempfer |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T17:21:11Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T17:21:11Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
212785 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82682 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho fundamenta-se na Prática Assistencial, desenvolvida com Acadêmicos de Enfermagem do 5° período da Universidade de Cruz Alta, em seu primeiro contato com o Estágio Curricular na Unidade de Internação do Hospital Santa Lúcia em Crua Alta no mês de abril de 2001. Com objetivo de observar a adaptação do acadêmico em campo prático, sua vivência cotidiana, seu comportamento é a determinante do processo de adaptação num total de cento e vinte horas/aula. Vários sentimentos, em contato com a prática profissional no ambiente hospitalar se manifestam por meio da angústia, medo, frustração, insegurança, alegrias, solidariedade, auto-conhecimento e auto questionamento,tanto em relação à equipe, como em relação ao paciente, familiares e demais pessoas que convivem neste complexo, atingem o Estagiário. Essa convivência delimitou atitudes, aparou arestas, e provocou decisões e amadurecimentos no grupo e para a vida, refletindo no cotidiano profissional e pessoal e no exercício de sua cidadania. A observação da realidade desenvolveu-se por meio de convívio direto com os acadêmicos, entrevistas, e diálogo informal, sendo registrados os dados através de instrumentos para coleta de dados. Os dados coletados nos mostram que há uma certa dificuldade de adaptação do acadêmico em campo de estágio devido à complexidade do ambiente hospitalar, porém, houve expressivo crescimento pessoal e profissional durante a trajetória percorrida. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermagem - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudantes de enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estagios |
pt_BR |
dc.title |
O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidado |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar