Reflexão crítica acerca do Sistema Único de Saúde - SUS na formação profissional: ponto de vista de acadêmicos de enfermagem

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Reflexão crítica acerca do Sistema Único de Saúde - SUS na formação profissional: ponto de vista de acadêmicos de enfermagem

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Title: Reflexão crítica acerca do Sistema Único de Saúde - SUS na formação profissional: ponto de vista de acadêmicos de enfermagem
Author: Müller, Alessandra Regina
Abstract: No atual contexto da política brasileira de saúde e educação, faz-se necessário repensar a formação profissional do enfermeiro para que seja condizente com os desafios atuais da realidade epidemiológica e estrutural de saúde no país. Desta maneira, o presente estudo tem o objetivo de analisar as concepções e percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre suas experiências teórico-práticas acerca do Sistema Único de Saúde - SUS na sua formação profissional, de modo a contribuir para uma formação crítica e consciente do seu papel na realidade dos serviços de saúde. O estudo foi realizado com acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem que cursavam do 3º ao 8º semestre, tendo como referencial metodológico as idéias de Paulo Freire. A fase inicial, consistiu no processo de ação-reflexão-ação assentado na formação e discussão do Círculo de Cultura, propiciando o desvelar do tema gerador central. A posterior, contemplou o aprofundamento analítico dos dados obtidos. Assim, os depoimentos dos alunos foram agrupados em categorias, identificadas com os princípios e diretrizes do SUS, quais sejam: a descentralização e a formação profissional do enfermeiro, a participação e a formação profissional do enfermeiro e a integralidade e a formação profissional do enfermeiro. Vários problemas foram levantados pelo grupo em relação às suas experiências, como a fragilidade no que diz respeito a um eixo estruturante que promova a integralidade das discussões no Curso e frágeis mecanismos de participação dos acadêmicos no processo ensino-aprendizagem. Dentre outras questões desvelou-se a necessidade de se construir um projeto político-pedagógico que contemple as questões levantadas neste estudo, contribuindo para a formação de um profissional com competência para intervir na realidade, transformando-a
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82670
Date: 2002


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