A oficina como ferramento educativa: do corpo disciplinar ao corpo vibrátil - uma abordagem libertária contemporânea

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A oficina como ferramento educativa: do corpo disciplinar ao corpo vibrátil - uma abordagem libertária contemporânea

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Sá, Raquel Stela de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T17:10:13Z
dc.date.available 2012-10-19T17:10:13Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 186670 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82662
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract As questões aqui apresentadas, extraídas de minhas vivências e dos estudos e observações, despertaram o meu interesse por esta investigação que tem como objeto de estudo os discursos e as práticas sobre o corpo, a partir de uma abordagem libertária contemporânea. Tal estudo tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da história dos discursos e práticas sociais sobre o corpo na sociedade disciplinar e na sociedade de controle, desenvolvendo uma pesquisa educativa com oficinas. Procura discutir questões ligadas à sociedade disciplinar e de controle, na compreensão de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, abordando aspectos arqueológicos, genealógicos e analíticos e, por último, a instituição escolar e seus mecanismos disciplinares e de controle. Aborda questões relativas ao pensamento e ações libertárias, assim como também a compreensão do que vem a ser educação libertária. Discute a sociologia dos discursos e práticas sobre o corpo, abordando o corpo-individual, o corpo-espécie, o corpo-espetáculo, o corpo-consumista, o corpo-virtual e o corpo-híbrido, discutindo as novas formas de socialidade emergentes no ciberespaço como algo a ser redesenhado pelas novas tecnologias. Trata, também, da situação do contexto de uma pesquisa desenvolvida a partir de um grupo de autoformação, onde desenvolve-se oficinas como modalidade educativa. Aborda a minha história de vida num grupo de convivência e autoformação, assim como também o relato de experiências realizadas com a oficina do "corpo e movimento", onde trabalho como oficineira, percebendo os limites e as possibilidades do corpo se expressar. Por último, procura perceber como pode se estabelecer novos espaços de liberdade para o corpo em termos de lidar com os novos riscos, impasses e responsabilidades que essa liberdade provoca. pt_BR
dc.format.extent 241 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Corpo pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociologicos pt_BR
dc.subject.classification Oficinas pt_BR
dc.title A oficina como ferramento educativa: do corpo disciplinar ao corpo vibrátil - uma abordagem libertária contemporânea pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Pey, Maria Oly pt_BR


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