dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gerges, Samir Nagi Yousri |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rodrigues, Alice Helena Botteon |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T16:16:31Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T16:16:31Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
194337 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82570 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem por objetivo a análise do campo sonoro interno de um protótipo de segmento de aeronave e sua relação com as propriedades vibro-acústicas do sistema cavidade/casca, quando este é excitado externamente por ruído de banda larga. Inicia-se este estudo apresentando-se os fundamentos teóricos de Análise Estatística de Energia - SEA, seu histórico, bem como as aplicações possíveis desta metodologia. Os parâmetros de SEA, densidade modal e fatores de perda, são descritos e determinados experimentalmente. Os resultados para um cilindro de alumínio são comparados com a teoria e resultados de simulação. O balanço de potência entre os subsistemas e a modelagem do sistema constituem a segunda parte da dissertação, sendo então apresentados os modelos utilizados na simulação por SEA. Através da comparação de valores de perda de transmissão e valores de nível de vibração da casca cilíndrica realiza-se a validação do modelo. Apontam-se as vantagens da modelagem híbrida utilizando-se dados analíticos e experimentais na construção do modelo. O estudo de Elementos Finitos (FEM), análise modal e iteração fluido- estrutura, e o estudo Elementos de Contorno (BEM), ruído irradiado, são realizados. Explica-se quais parâmetros de SEA podem ser extraídos de modelos de FEM e BEM, contribuindo para a acuidade das predições em fases inicias do projeto. Por fim, mostra-se que a integração das metodologias de simulação FEM, BEM, SEA, conjugada à inserção de dados experimentais no modelo contribuem para predições de alta precisão. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xx, 95 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia mecânica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Industria aeronautica |
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dc.subject.classification |
Controle de ruido |
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dc.subject.classification |
Aeronaves |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Acustica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aeronaves |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Vibração |
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dc.title |
Características vibro-acústicas de cascas cilíndricas |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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