Características vibro-acústicas de cascas cilíndricas

DSpace Repository

A- A A+

Características vibro-acústicas de cascas cilíndricas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gerges, Samir Nagi Yousri pt_BR
dc.contributor.author Rodrigues, Alice Helena Botteon pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T16:16:31Z
dc.date.available 2012-10-19T16:16:31Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 194337 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82570
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem por objetivo a análise do campo sonoro interno de um protótipo de segmento de aeronave e sua relação com as propriedades vibro-acústicas do sistema cavidade/casca, quando este é excitado externamente por ruído de banda larga. Inicia-se este estudo apresentando-se os fundamentos teóricos de Análise Estatística de Energia - SEA, seu histórico, bem como as aplicações possíveis desta metodologia. Os parâmetros de SEA, densidade modal e fatores de perda, são descritos e determinados experimentalmente. Os resultados para um cilindro de alumínio são comparados com a teoria e resultados de simulação. O balanço de potência entre os subsistemas e a modelagem do sistema constituem a segunda parte da dissertação, sendo então apresentados os modelos utilizados na simulação por SEA. Através da comparação de valores de perda de transmissão e valores de nível de vibração da casca cilíndrica realiza-se a validação do modelo. Apontam-se as vantagens da modelagem híbrida utilizando-se dados analíticos e experimentais na construção do modelo. O estudo de Elementos Finitos (FEM), análise modal e iteração fluido- estrutura, e o estudo Elementos de Contorno (BEM), ruído irradiado, são realizados. Explica-se quais parâmetros de SEA podem ser extraídos de modelos de FEM e BEM, contribuindo para a acuidade das predições em fases inicias do projeto. Por fim, mostra-se que a integração das metodologias de simulação FEM, BEM, SEA, conjugada à inserção de dados experimentais no modelo contribuem para predições de alta precisão. pt_BR
dc.format.extent xx, 95 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Industria aeronautica pt_BR
dc.subject.classification Controle de ruido pt_BR
dc.subject.classification Aeronaves pt_BR
dc.subject.classification Acustica pt_BR
dc.subject.classification Aeronaves pt_BR
dc.subject.classification Vibração pt_BR
dc.title Características vibro-acústicas de cascas cilíndricas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
194337.pdf 2.227Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar