Competências essenciais dos coordenadores de curso em uma instituição de ensino superior

DSpace Repository

A- A A+

Competências essenciais dos coordenadores de curso em uma instituição de ensino superior

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barros, Nelci Moreira de pt_BR
dc.contributor.author Heerdt, Ana Paula Szpoganicz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T16:12:43Z
dc.date.available 2012-10-19T16:12:43Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 189216 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82563
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A mudança na sociedade atual tem ocorrido em escala crescente de velocidade e intensidade. Mudanças de caráter social, econômico e político têm abalado antigos valores, princípios, padrões de comportamento, percepções e até conhecimentos. Estas mudanças têm provocado a emergência de novos conceitos, de novos paradigmas norteadores para a realidade que se apresenta. As organizações universitárias, diante desse contexto de mudanças, estão naturalmente submetidas às mesmas exigências como qualquer outra organização. Necessitam ser capazes de evoluir, em busca por maior competência e qualidade nos serviços prestados. Esta evolução preconiza uma administração não mais amadora e sim profissional em todos os níveis da organização, como condição sine qua non de sustentabilidade, no meio em que está inserida. Para tanto, é necessário que todas as partes que compõem a organização, estejam integradas, de forma a conciliar objetivos, ações e resultados através do esforço cooperado de pessoas. Um dos focos principais para se alcançar os objetivos pretendidos é a gestão dos cursos universitários. A gestão dos cursos por sua vez necessita de pessoas com competências adequadas a esta função. Em razão de sua importância, as instituições universitárias não podem prescindir do trabalho de coordenadores competentes. Nesse contexto universitário, onde o coordenador desempenha um papel multi-funcional e de responsabilidade pela atividade fim da organização, procura-se estudar a importância da escolha do coordenador frente às necessidades que a função exige, no intuito de ajustar as atribuições que o cargo exige às competências que o ocupante do mesmo precisa possuir. As atuais demandas requerem um coordenador com habilidades e capacidades abrangentes para operar as novas tecnologias e estabelecer novas relações sociais e de competência. Requer, portanto, um indivíduo que transforme cotidianamente, conhecimento em competência Busca-se assim, através do estudo institucional da função de coordenação em ambiente universitário a instrumentação do perfil adequado do coordenador, frente à definição das competências essências. As competências essenciais são abordadas sob o enfoque de diversos autores e diversas tipologias, no entanto, este trabalho está focado na competência individual baseada em três dimensões: o conhecimento, as habilidades e as atitudes, as quais estão associadas a aspectos cognitivos, técnicos, sociais e afetivos vinculados ao trabalho. O presente trabalho busca a proposição de um conjunto de competências, que forneçam suporte às atividades de gestão dos cursos de graduação, melhorando o desempenho dos mesmos e fornecendo subsídios às atividades de recursos humanos, de modo a cooperar para a melhoria da gestão dos cursos na instituição de ensino superior, objeto deste estudo. Assim justifica-se a pesquisa, ressaltando que o estudo das competências essenciais permite direcionar o foco e concentrar energias no desenvolvimento e melhoria de atividades que gerem vantagem competitiva, agreguem valor e aumentem a qualidade dos serviços prestados pela organização. pt_BR
dc.format.extent 100 f.| tabs., il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Administracao pt_BR
dc.subject.classification Coordenadores de cursos pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Competências essenciais dos coordenadores de curso em uma instituição de ensino superior pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
189216.pdf 672.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar