A study of squeal noise in a disc brake system and influence of rubber coated shims on system damping

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A study of squeal noise in a disc brake system and influence of rubber coated shims on system damping

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gerges, Samir Nagi Yousri pt_BR
dc.contributor.author Balvedi, Alessandro Mattiuzi pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T16:01:03Z
dc.date.available 2012-10-19T16:01:03Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192285 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82542
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. pt_BR
dc.description.abstract Ruído de alta freqüência (acima de 2000 Hz) em sistemas de freios tem recebido grande atenção por parte da indústria automobilística. Este tipo de ruído, também conhecido como "squeal", é percebido pelos usuários como um problema no sistema de freios. Esta percepção afeta de modo substancial não só índices de qualidade e satisfação, mas principalmente os custos relacionados à garantia e assistência técnica. O ruído de alta freqüência em sistemas de freios é resultado do acoplamento de dois modos de vibração dos componentes do freio, tais como disco, pastilha e pinça. Entre as técnicas utilizadas para o controle deste tipo de ruído, o aumento do amortecimento modal tem-se mostrado uma solução eficiente. O método mais comumente utilizado para aumentar-se o amortecimento modal do sistema tem sido a utilização de materiais multicamadas, também conhecidos como "shims", colados na parte anterior das pastilhas de freio. A configuração destes "shims" consiste de um ou mais materiais viscoelásticos (polímeros) restringidos entre duas camadas metálicas, usualmente aço. Em algumas configurações, uma camada viscoelástica, geralmente borracha sintética, é aplicada sobre a face externa destas camadas metálicas, com o objetivo de melhorar ainda mais as características de amortecimento do sistema. Estas configurações, com material viscoelástico na face externa do "shim", tem-se mostrado útil no controle de ruído de alta freqüência em alguns casos, sendo, porém, aplicadas sem sucesso em outros. O objetivo principal desta pesquisa é investigar a influência de tais configurações no amortecimento modal introduzido pelos materiais multicamadas. Para isto, a compreensão do mecanismo de geração do ruído de alta freqüência torna-se necessária. Neste trabalho, primeiramente, o mecanismo de amortecimento de materiais viscoelásticos é descrito. Em materiais multicamadas, este mecanismo é dependente, além dos parâmetros geométricos da configuração, da presença ou não de uma camada metálica restringindo o material viscoelástico. As medições das propriedades dinâmicas dos materiais viscoelásticos utilizados nesta pesquisa são também apresentadas. pt_BR
dc.format.extent xv, 170 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Freios pt_BR
dc.subject.classification Ruido pt_BR
dc.subject.classification Vibração pt_BR
dc.subject.classification Amortecimento pt_BR
dc.subject.classification (Mecanica) pt_BR
dc.title A study of squeal noise in a disc brake system and influence of rubber coated shims on system damping pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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