Ambiente colaborativo para ensino de estatística com o SESTAT

DSpace Repository

A- A A+

Ambiente colaborativo para ensino de estatística com o SESTAT

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni pt_BR
dc.contributor.author Noal, Renato Bica pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T15:35:07Z
dc.date.available 2012-10-19T15:35:07Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 184343 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82496
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract O termo Trabalho Colaborativo Suportado por Computador (CSCW) designa a modalidade de ensino - aprendizagem que procura, através da formação de grupos, promover a troca de conhecimentos e valorizar a interação entre alunos e entre alunos e educadores através do desenvolvimento de um trabalho conjunto que visa alcançar objetivos pré-definidos. Em torno dessa idéia surge o objetivo do trabalho que é a modelagem e implementação de um ambiente colaborativo para Ensino à Distância Suportado por Computador, utilizando o SEstat (Sistema Especialista para Apoio ao Ensino de Estatística) como ambiente de aprendizagem. O ambiente explora a tecnologia de Sistemas Distribuídos como elementos essenciais na arquitetura de uma aplicação para suporte ao trabalho colaborativo sobre o protocolo TCP/IP (Transfer Control Protocol / Internet Protocol). pt_BR
dc.format.extent ii, [63] f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.title Ambiente colaborativo para ensino de estatística com o SESTAT pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
184343.pdf 1.657Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar