Análise da "cola" no processo ensino-aprendizagem
Show full item record
Title:
|
Análise da "cola" no processo ensino-aprendizagem |
Author:
|
Freitas, Eugênio Prado de
|
Abstract:
|
A presente pesquisa aborda o fenômeno "cola" no ensino superior e suas implicações nos procedimentos pedagógicos, tomando como referência para análise a atividade acadêmica no curso de Psicologia de um Centro Universitário de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os comportamentos de alunos que "colam" neste espaço, em situações formais de avaliação da aprendizagem, foram observados porque se considera que a transmissão e a apropriação do conhecimento, como produto sócio-histórico, são marcados pela particularidade dos sujeitos envolvidos nesse processo. A partir da perspectiva sociointeracionista e considerando a dimensão ética das relações humanas, trabalhou-se com conceitos relacionados à área de educação presencial, à de educação a distância e à Psicologia, que serviram de guia para o estudo. Utilizando-se de questionário estruturado, o enfoque priorizou as questões referentes a ocorrência do fenômeno "cola" e associações possíveis à relação professor-aluno em situações de ensino-aprendizagem. Os dados apresentam a posição dos entrevistados frente ao fenômeno, permitindo uma análise sobre as mudanças subjetivas ao longo da vida escolar e acadêmica dos mesmos, bem como uma aproximação a outros pesquisadores do campo da avaliação educacional. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82477
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar