Aprendizagem nas organizações do conhecimento: uma proposta metodológica para o processo de formação continuada

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Aprendizagem nas organizações do conhecimento: uma proposta metodológica para o processo de formação continuada

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bastos, Lia Caetano pt_BR
dc.contributor.author Wilbert, Adriana Zanqueta pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T15:23:45Z
dc.date.available 2012-10-19T15:23:45Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 188948 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82475
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Na sociedade do conhecimento, a educação destaca-se como insumo de qualidade e produtividade. Nesse sentido, as empresas precisam redimensionar seu conceito de treinamento e desenvolvimento, investindo em tecnologias e metodologias que propiciem uma educação continuada. Este trabalho apresenta uma retrospectiva histórica de como o fazer profissional foi repassado ao trabalhador no decorrer das mudanças dos processos produtivos. Levantou-se também conceitos de treinamento e desenvolvimento, informação, conhecimento e aprendizagem. Nesse contexto surge a andragogia como um referencial pedagógico a ser incluído nos programas educacionais das empresas, considerando que ao atender as premissas e princípios da educação para adultos, a possibilidade de se atingir um grau de qualidade e produtividade no processo de aprendizagem é bem maior. Diante do exposto, apresentou-se duas teorias da pedadogia, aproximando-as das metodologias de ensino no âmbito empresarial, como suporte aos programas de educação para adultos: a primeira é "As dez novas competências para ensinar" elaboradas por Pierre Penerroud ( 2000), e a segunda são os sete passos do talento artístico na reflexão-na-ação propostos por Schon (2000) em "Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Entende-se que se estas duas teorias devem ser incluídas nas metodologias de ensino dos programas de treinamento das empresas "com o intuito de facilitar a apreensão das informações, tornando-as conhecimentos aplicáveis no cotidiano do mundo do trabalho. A viabilidade da abordagem proposta é demonstrada através de um Estudo de Caso realizado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Diretoria Regional de Santa Catarina, sede em Florianópolis. pt_BR
dc.format.extent 164 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Trabalhadores - pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Educação permanente pt_BR
dc.title Aprendizagem nas organizações do conhecimento: uma proposta metodológica para o processo de formação continuada pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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