Aprendizagem nas organizações do conhecimento: uma proposta metodológica para o processo de formação continuada
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bastos, Lia Caetano |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Wilbert, Adriana Zanqueta |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T15:23:45Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T15:23:45Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188948 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82475 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na sociedade do conhecimento, a educação destaca-se como insumo de qualidade e produtividade. Nesse sentido, as empresas precisam redimensionar seu conceito de treinamento e desenvolvimento, investindo em tecnologias e metodologias que propiciem uma educação continuada. Este trabalho apresenta uma retrospectiva histórica de como o fazer profissional foi repassado ao trabalhador no decorrer das mudanças dos processos produtivos. Levantou-se também conceitos de treinamento e desenvolvimento, informação, conhecimento e aprendizagem. Nesse contexto surge a andragogia como um referencial pedagógico a ser incluído nos programas educacionais das empresas, considerando que ao atender as premissas e princípios da educação para adultos, a possibilidade de se atingir um grau de qualidade e produtividade no processo de aprendizagem é bem maior. Diante do exposto, apresentou-se duas teorias da pedadogia, aproximando-as das metodologias de ensino no âmbito empresarial, como suporte aos programas de educação para adultos: a primeira é "As dez novas competências para ensinar" elaboradas por Pierre Penerroud ( 2000), e a segunda são os sete passos do talento artístico na reflexão-na-ação propostos por Schon (2000) em "Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Entende-se que se estas duas teorias devem ser incluídas nas metodologias de ensino dos programas de treinamento das empresas "com o intuito de facilitar a apreensão das informações, tornando-as conhecimentos aplicáveis no cotidiano do mundo do trabalho. A viabilidade da abordagem proposta é demonstrada através de um Estudo de Caso realizado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Diretoria Regional de Santa Catarina, sede em Florianópolis. |
pt_BR |
dc.format.extent |
164 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Trabalhadores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação permanente |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem nas organizações do conhecimento: uma proposta metodológica para o processo de formação continuada |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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