O conceito de estratégia na gestão das microempresas de Ponta Grossa, no Paraná

DSpace Repository

A- A A+

O conceito de estratégia na gestão das microempresas de Ponta Grossa, no Paraná

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves Filho, Antonio pt_BR
dc.contributor.author Santos, Cristiane Sant'Anna pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T15:01:48Z
dc.date.available 2012-10-19T15:01:48Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 188943 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82434
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo é investigar até que ponto o conceito de estratégia foi considerado na gestão das microempresas de Ponta Grossa, no Paraná, no ano 2002. Tal propósito deve-se ao grande número de microempresas extintas a cada ano, em todo o Brasil. Especificamente, o estudo busca caracterizar o ambiente geral e o ambiente específico das microempresas de Ponta Grossa, no Paraná; detectar as principais forças competitivas em torno das microempresas; verificar se as microempresas aplicaram o conceito de estratégia na gestão de seus negócios; e em face dos resultados obtidos, propor medidas de aperfeiçoamento para uma gestão estratégica nas empresas. A pesquisa classifica-se como descritiva, com caráter exploratório. Constitui-se em uma pesquisa quantitativa, do tipo Survey (levantamento). A pesquisa trabalha com uma amostragem do universo de 1.131 microempresas ativas em Ponta Grossa, no Paraná, totalizando 295 empresas entrevistadas. Os resultados demonstram que o conceito de estratégia empresarial foi considerado no processo de gestão da maioria das empresas entrevistadas, porém não em número satisfatório. São estratégias realizadas, algumas formalizadas num plano e uma grande maioria resultante de um processo de aprendizado tanto individual como da coletividade da empresa, que convergiu para um padrão estratégico estabelecido a partir de pequenas decisões e ações consideradas eficazes. No entanto, os resultados da pesquisa indicam também que é significativo o percentual de empresas sem estratégia para seus negócios e que a maioria das microempresas ainda não está consciente da necessidade de analisar constantemente o ambiente no qual está inserida. Por esse motivo tornam-se válidas as medidas propostas neste estudo para que a gestão estratégica se efetive nas microempresas. pt_BR
dc.format.extent 140 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Gestão de empresas pt_BR
dc.subject.classification Competitividade pt_BR
dc.title O conceito de estratégia na gestão das microempresas de Ponta Grossa, no Paraná pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
188943.pdf 1.133Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar