O conceito de estratégia na gestão das microempresas de Ponta Grossa, no Paraná
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Alves Filho, Antonio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Cristiane Sant'Anna |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T15:01:48Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T15:01:48Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188943 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82434 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste estudo é investigar até que ponto o conceito de estratégia foi considerado na gestão das microempresas de Ponta Grossa, no Paraná, no ano 2002. Tal propósito deve-se ao grande número de microempresas extintas a cada ano, em todo o Brasil. Especificamente, o estudo busca caracterizar o ambiente geral e o ambiente específico das microempresas de Ponta Grossa, no Paraná; detectar as principais forças competitivas em torno das microempresas; verificar se as microempresas aplicaram o conceito de estratégia na gestão de seus negócios; e em face dos resultados obtidos, propor medidas de aperfeiçoamento para uma gestão estratégica nas empresas. A pesquisa classifica-se como descritiva, com caráter exploratório. Constitui-se em uma pesquisa quantitativa, do tipo Survey (levantamento). A pesquisa trabalha com uma amostragem do universo de 1.131 microempresas ativas em Ponta Grossa, no Paraná, totalizando 295 empresas entrevistadas. Os resultados demonstram que o conceito de estratégia empresarial foi considerado no processo de gestão da maioria das empresas entrevistadas, porém não em número satisfatório. São estratégias realizadas, algumas formalizadas num plano e uma grande maioria resultante de um processo de aprendizado tanto individual como da coletividade da empresa, que convergiu para um padrão estratégico estabelecido a partir de pequenas decisões e ações consideradas eficazes. No entanto, os resultados da pesquisa indicam também que é significativo o percentual de empresas sem estratégia para seus negócios e que a maioria das microempresas ainda não está consciente da necessidade de analisar constantemente o ambiente no qual está inserida. Por esse motivo tornam-se válidas as medidas propostas neste estudo para que a gestão estratégica se efetive nas microempresas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
140 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pequenas e medias empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão de empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Competitividade |
pt_BR |
dc.title |
O conceito de estratégia na gestão das microempresas de Ponta Grossa, no Paraná |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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