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A educação, num contexto de transformações rápidas, vem sendo apontada não só como passaporte de inserção cultural e de realização do indivíduo, mas também como a mais avançada tarefa de emancipação social, dada a sua possibilidade de promover o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das pessoas, como um todo. Diante de demandas emergentes, torna-se necessária a formação de um indivíduo capaz de posicionar-se frente às transformações e incorporar-se à vida produtiva e sócio/política. Objetiva-se, portanto, nesta pesquisa, repensar a formação do professor como o articulador do processo de construção do conhecimento do aluno, dinamizado pelas inovações tecnológicas. À luz da revisão de lietratura atual, pertinente ao tema, da legislação vigente e da experiência do curso Superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental (CSFP),pretentende-se refletir, enfocar e discutir essa formação. Este trabalho insere-se no quadro das investigações qualitativas e orienta-se pelo procediemento técnico denominado estudo de caso, utilizando-se como instrumentos, para a coleta de dados, a análise documental e um questionário, aplicado a dez (10) docentes responsáveis pela execução do projeto experiemental do CSFP. Conclui-se pela necessidade de se formar os formadores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes a vivência da mesma dinâmica que se pretende no trabalho com os alunos: construir conhecimentos pela reflexão, análise, discussão, crítica e síntese das informações, veiculadas pelos diversos canais da comunicação. Os resultados revelam, também, que uma formação de professor passa, necessariamente, pela articulação teoria e prática e pela ação reflexiva, quando são englobados os saberes teóricos, didáticos/ metodológicos, éticos/políticos e os saberes tecnológicos. |
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