A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lobo, Eduardo pt_BR
dc.contributor.author Santos, Délia da Silveira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T14:58:25Z
dc.date.available 2012-10-19T14:58:25Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 193806 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82428
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A educação, num contexto de transformações rápidas, vem sendo apontada não só como passaporte de inserção cultural e de realização do indivíduo, mas também como a mais avançada tarefa de emancipação social, dada a sua possibilidade de promover o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das pessoas, como um todo. Diante de demandas emergentes, torna-se necessária a formação de um indivíduo capaz de posicionar-se frente às transformações e incorporar-se à vida produtiva e sócio/política. Objetiva-se, portanto, nesta pesquisa, repensar a formação do professor como o articulador do processo de construção do conhecimento do aluno, dinamizado pelas inovações tecnológicas. À luz da revisão de lietratura atual, pertinente ao tema, da legislação vigente e da experiência do curso Superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental (CSFP),pretentende-se refletir, enfocar e discutir essa formação. Este trabalho insere-se no quadro das investigações qualitativas e orienta-se pelo procediemento técnico denominado estudo de caso, utilizando-se como instrumentos, para a coleta de dados, a análise documental e um questionário, aplicado a dez (10) docentes responsáveis pela execução do projeto experiemental do CSFP. Conclui-se pela necessidade de se formar os formadores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes a vivência da mesma dinâmica que se pretende no trabalho com os alunos: construir conhecimentos pela reflexão, análise, discussão, crítica e síntese das informações, veiculadas pelos diversos canais da comunicação. Os resultados revelam, também, que uma formação de professor passa, necessariamente, pela articulação teoria e prática e pela ação reflexiva, quando são englobados os saberes teóricos, didáticos/ metodológicos, éticos/políticos e os saberes tecnológicos. pt_BR
dc.format.extent 118 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.title A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
193806.pdf 21.90Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar