(In)disciplina escolar: uma questão de postura
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sandi, Acedriana Vicente |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T14:46:06Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T14:46:06Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192524 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82406 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Questões relacionadas à problemas disciplinares deixaram de ser um tema esporádico e particular no cotidiano das escolas brasileiras para se tornarem, talvez um dos assuntos mais discutidos em encontro de educadores. O foco do problema está em como interpretar e/ou administrar o ato indisciplinado. E ainda, até que ponto essa recusa à moldar-se as regras institucionais não é a possibilidade de constituição da autonomia - bandeira de luta de muitos projetos político-pedagógicos. O trabalho docente acaba se deparando com uma linha divisória muito tênue entre indisciplina e violência, esgarçando os limites da convivência social e tornando-se refém do emaranhado de significados e valores que a indisciplina escolar comporta. A indisciplina, como problema teórico e prático, em geral é tratado de maneira imediatista, sem o circunstanciamento conceitual necessário. Essa dissertação tem o objetivo de promover uma análise abrangente do tema à luz de alguns referenciais teóricos contemporâneos e imprescindíveis como o poder em Foucault, a moralidade em Piaget e Kohlberg e suas imbricações com questão disciplinar. Busca, também, retirar o ônus disciplinar da figura exclusiva do aluno, encaminhando a análise da indisciplina, principalmente, como produto da postura docente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
79 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Disciplina escolar |
pt_BR |
dc.title |
(In)disciplina escolar: uma questão de postura |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar