Uma arquitetura baseada em agentes inteligentes para ambientes computacionais voltados à educação a distância
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Martins, Jefferson Gustavo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T14:42:45Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T14:42:45Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
187404 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82400 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A disseminação do conhecimento sempre esteve presente em toda a existência humana. Neste percurso, a evolução dos recursos disponíveis fez com que técnicas e métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem se adequassem e propiciassem melhores condições a professores e estudantes. Apesar do destaque recebido pela modalidade a distância e por ela permitir que milhares de pessoas consigam concluir cursos de aperfeiçoamento profissional e cursos regulares, tais como graduação e pós-graduação, a crescente exigência de atualização permanente e o conseqüente aumento do número de pessoas interessadas em continuar seus estudos fazem com que o sistema não consiga atender a todos e causa queda dos índices de qualidade do ensino disponibilizado. Com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, este trabalho apresenta uma arquitetura para ambientes computacionais educacionais, unindo técnicas de inteligência artificial e os diversos meios que possam ser utilizados neste processo e garantindo escalabilidade e a manutenção de seus níveis de qualidade, mesmo com o crescimento do número de estudantes. Além disso, é apresentado o Ambiente VIAS K, construído sobre as definições da arquitetura proposta, com uma interface em realidade virtual e um agente virtual inteligente, que ajuda o estudante a construir seu conhecimento dentro do ambiente, possui várias fontes de informação e é capaz de examiná-las, compará-las e manipulá-las, respondendo a consultas dos alunos, guiando-os no ambiente e procurando sanar suas dificuldades. |
pt_BR |
dc.format.extent |
i, 185 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arquitetura de computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Agentes inteligentes (Software) |
pt_BR |
dc.title |
Uma arquitetura baseada em agentes inteligentes para ambientes computacionais voltados à educação a distância |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar