Ciências naturais e pseudociências em confronto: uma forma prática de destacar a ciência como atividade crítica e diminuir a credulidade em estudantes do ensino médio

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Ciências naturais e pseudociências em confronto: uma forma prática de destacar a ciência como atividade crítica e diminuir a credulidade em estudantes do ensino médio

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia pt_BR
dc.contributor.author Lee, Paulo Sen pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T14:31:03Z
dc.date.available 2012-10-19T14:31:03Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 193802 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82379
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A atual crescente preocupação em acusar os defensores das ciências naturais e seu método, como propagadores de um racionalismo puro, do ideário racional-positivista, tem relegado a segundo plano a importância da compreensão da prática científica, e do ceticismo científico como instrumentos de redução da credulidade irracional, e de combate às fraudes e ao charlatanismo. O presente trabalho objetiva propor a importância do confronto das ciências naturais, e seu método, com as pseudociências, como forma eficaz de destacar a ciência como atividade crítica, e diminuir a credulidade, e conseqüentemente aumentar o ceticismo em estudantes do Ensino Médio, perante toda disciplina, teoria, ou prática, pseudocientífica. Partindo de uma breve análise das discussões históricas e contemporâneas acerca da natureza da ciência e seus métodos, procura-se defender, não a unicidade do método científico, mas o fato de ser uma atividade crítica, diferentemente do que ocorre com as pseudociências. Assim, procura-se exemplificar as características relacionadas a pseudociências (adivinhações, medicina alternativa, parapsicologia e ufologia) seguidas das críticas da ciência e do ceticismo científico. A partir também, da análise da prática pedagógica atual dos professores de ciências naturais (Física, Química e Biologia) do Ensino Médio, defende-se a importância da obrigatoriedade da disciplina da Filosofia da Ciência nos cursos de licenciatura de Física, Química e Ciências Biológicas, não apenas com enfoque histórico e filosófico, mas com ênfase na prática pedagógica. Além, também, de se salientar que a maioria dos livros didáticos de Física, Química e Biologia, do Ensino Médio, não dá o devido destaque ao método científico como uma atividade crítica, e nem destaca a importância do confronto entre a ciência e as pseudociências, tornando-os semelhantes aos exemplares de Kuhn, que norteiam a prática pedagógica. Como resultado de uma investigação com professores de ciências naturais (Física, Química e Biologia) do Ensino Médio, procura-se salientar que apesar dos professores considerarem a filosofia da ciência importante para orientar a prática pedagógica e que é preocupante que os estudantes apresentem posturas crédulas perante as pseudociências, estes mesmos professores não percebem que também apresentam semelhantes posturas crédulas. E por fim, a partir da análise de um exemplo de prática pedagógica, em forma de projeto de trabalho, com estudantes do Ensino Médio, tenta-se demonstrar a possibilidade de redução percentual de credulidade nos estudantes, em relação às teorias pseudocientíficas, quando os mesmos são estimulados ao confronto entre as pseudociências e a postura crítica da ciência. pt_BR
dc.format.extent 213 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ciencia - pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Ciencia - pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Ciencias naturais pt_BR
dc.title Ciências naturais e pseudociências em confronto: uma forma prática de destacar a ciência como atividade crítica e diminuir a credulidade em estudantes do ensino médio pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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