A incorporação da perspectiva sistêmico-sinergética na metodologia MCDA-Construtivista: uma ilustração de implementação

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A incorporação da perspectiva sistêmico-sinergética na metodologia MCDA-Construtivista: uma ilustração de implementação

Mostrar registro completo

Título: A incorporação da perspectiva sistêmico-sinergética na metodologia MCDA-Construtivista: uma ilustração de implementação
Autor: Ensslin, Sandra Rolim
Resumo: No contexto de organizações humanas, o processo de avaliação de desempenho tem, cada vez mais, merecido a atenção de pesquisadores, devido à necessidade de as organizações identificarem diferenciais que as tornem competitiva. Tais diferenciais precisam estar em sintonia com dois aspectos fundamentais, que respondem às demandas das novas configurações do mercado. O primeiro diz respeito à mudança de paradigma com relação ao entendimento do universo, que passou a priorizar uma visão sistêmica e sinergética do objeto de estudo; o segundo diz respeito à necessidade de incorporação de dimensões consideradas prioritárias, que passaram a constituir a competitividade das organizações. Neste contexto, o presente trabalho, utilizando-se de uma metodologia base capaz de responder a essas demandas - MCDA-Construtivista - expande seu potencial, incorporando a noção de propriedades emergentes, proposta por Checkland (1985 e 1993) e Checkland & Scholes (1999) e, de forma inédita, operacionalizando-as enquanto propriedades sinergéticas. A nova proposta, denominada Multi-Criteria Decision Aiding - Constructivist Systemic Synergetic (MCDA-CSS), incorpora, adicionalmente, as ferramentas de Senge (1990, 1998) e Senge et al. (1999), para construir um processo de geração de ações de aperfeiçoamento das propriedades sinergéticas, por ela identificadas. A operacionalidade da proposta é verificada em um estudo de caso ilustrativo. Os resultados da pesquisa demonstraram a robustez da proposta que, ao possibilitar a identificação de propriedades sinergéticas e para elas gerar aperfeiçoamento, constituísse um diferencial capaz de promover a competitividade da organização.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82357
Data: 2002


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
189449.pdf 4.138Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar