Uso de tecnologia da informação para gerenciar conhecimento em segurança pública: um estudo de caso
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lira, Luiz Roberto de Souza |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T14:18:23Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T14:18:23Z |
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dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188425 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82355 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa o fluxo da transmissão, compartilhamento e armazenamento de dados e informações para gerar conhecimento que ofereça solução aos problemas de um órgão de segurança pública. As organizações mantém grandes bancos de dados que registram a sua experiência e a de terceiros, além de uma grande diversidade de outros dados sobre o ambiente interno e externo. Softwares de última geração conseguem processar uma grande massa de dados e extrair informações relevantes para o sucesso do negócio. A nítida vantagem da automação no trabalho das organizações com o conhecimento explícito não se repete para o tácito, porque o conhecimento tácito é sutil, pessoal e fica armazenado no cérebro humano. O ambiente psicossocial da organização, a automotivação do funcionário público, e o processo da comunicação interna, passaram a ser fatores determinantes para uma bem-sucedida administração do conhecimento. A proposta se resume em estruturar um plano para a implementação de um sistema de informação e conhecimento que funcione como captador e repositório de dados e informações que poderão ser transformados numa base de conhecimento para consulta e integração a outros sistemas informáticos, no âmbito nacional de segurança pública. A preocupação com a administração do conhecimento por parte das instituições públicas fará com que elas se destaquem pelo uso intensivo da informação e estejam despreocupadas com níveis hierárquicos rígidos, utilizando o trabalho interfuncional de equipes, células de interesse profissional, grupos de trabalho e solução compartilhada de problemas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
127 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Controle de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Segurança pública |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Uso de tecnologia da informação para gerenciar conhecimento em segurança pública: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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