Tendências no processo educacional de informática em um centro universitário novo: coordenação de atividades direcionadas ao aumento da qualidade e produtividade de ensino da Computação em um Centro Universitário novo

DSpace Repository

A- A A+

Tendências no processo educacional de informática em um centro universitário novo: coordenação de atividades direcionadas ao aumento da qualidade e produtividade de ensino da Computação em um Centro Universitário novo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Kliemann Neto, Francisco Jose pt_BR
dc.contributor.author Wildauer, Egon Walter pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T13:35:41Z
dc.date.available 2012-10-19T13:35:41Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 187649 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82274
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A gestão das empresas bem como da sociedade estão centradas no conhecimento que ambas possuem acerca dos seus negócios, das regras que regem seu contexto, das forças externas e internas que atuam em seu meio ambiente. A necessidade do conhecimento está cada vez mais evidência. Os sistemas, métodos, cultura e valores estão afetando os negócios que exigem o contínuo melhoramento do conjunto de processos de sua gestão. As soluções focadas nos clientes levam empresas à busca de soluções, garantido em parte pelas inovações e pela criatividade sempre centrada no novo, ou seja, no conhecimento. Face ao exposto, a metodologia utilizada para apresentar este trabalho concentra-se em um exame crítico das grades curriculares, do perfil e do objetivo dos cursos de ciência da computação, sendo uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva. Baseado neste modelo, este trabalho apresenta uma sugestão de reformulação da grade curricular para os cursos de ciência da computação das instituições de ensino superior, para que agreguem uma visão focada na busca deste conhecimento, com a indicação de elementos que determinam o sucesso, as tendências e a possível filosofia do futuro empreendedor, tanto das empresas como da sociedade. Apresenta também as ferramentas que podem garantir o conhecimento como produto, a necessidade do desenvolvimento da inteligência empresarial, os capitais do conhecimento e as estratégias que podem levar as instituições de ensino superior a reformular a grade do curso com o propósito de incrementar o valor dos produtos e serviços ligados à área computacional, que depende cada vez mais do percentual de inovação, tecnologia e inteligência a ela incorporada. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.title Tendências no processo educacional de informática em um centro universitário novo: coordenação de atividades direcionadas ao aumento da qualidade e produtividade de ensino da Computação em um Centro Universitário novo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
187649.pdf 281.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar