Tendências no processo educacional de informática em um centro universitário novo: coordenação de atividades direcionadas ao aumento da qualidade e produtividade de ensino da Computação em um Centro Universitário novo
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Kliemann Neto, Francisco Jose |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Wildauer, Egon Walter |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T13:35:41Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T13:35:41Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
187649 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82274 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A gestão das empresas bem como da sociedade estão centradas no conhecimento que ambas possuem acerca dos seus negócios, das regras que regem seu contexto, das forças externas e internas que atuam em seu meio ambiente. A necessidade do conhecimento está cada vez mais evidência. Os sistemas, métodos, cultura e valores estão afetando os negócios que exigem o contínuo melhoramento do conjunto de processos de sua gestão. As soluções focadas nos clientes levam empresas à busca de soluções, garantido em parte pelas inovações e pela criatividade sempre centrada no novo, ou seja, no conhecimento. Face ao exposto, a metodologia utilizada para apresentar este trabalho concentra-se em um exame crítico das grades curriculares, do perfil e do objetivo dos cursos de ciência da computação, sendo uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva. Baseado neste modelo, este trabalho apresenta uma sugestão de reformulação da grade curricular para os cursos de ciência da computação das instituições de ensino superior, para que agreguem uma visão focada na busca deste conhecimento, com a indicação de elementos que determinam o sucesso, as tendências e a possível filosofia do futuro empreendedor, tanto das empresas como da sociedade. Apresenta também as ferramentas que podem garantir o conhecimento como produto, a necessidade do desenvolvimento da inteligência empresarial, os capitais do conhecimento e as estratégias que podem levar as instituições de ensino superior a reformular a grade do curso com o propósito de incrementar o valor dos produtos e serviços ligados à área computacional, que depende cada vez mais do percentual de inovação, tecnologia e inteligência a ela incorporada. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Curriculos |
pt_BR |
dc.title |
Tendências no processo educacional de informática em um centro universitário novo: coordenação de atividades direcionadas ao aumento da qualidade e produtividade de ensino da Computação em um Centro Universitário novo |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar