Nacionalização do ensino: estratégia para a construção da nacionalidade e sua contextualização em Joinville

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Nacionalização do ensino: estratégia para a construção da nacionalidade e sua contextualização em Joinville

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Title: Nacionalização do ensino: estratégia para a construção da nacionalidade e sua contextualização em Joinville
Author: Cristofolini, Nilton José
Abstract: Nesta dissertação analisam-se os motivos, os objetivos e o desenvolvimento da nacionalização do ensino no município de Joinville, inserido num amplo contexto sócio-cultural que se delineia desde a chegada dos primeiros imigrantes (I85I) e se estende até meados do século XX, quando praticamente consolida-se a substituição do idioma e do currículo estrangeiro pelo nacional. Essa mudança, por sua vez, teve a pretensão de construir uma nacionalidade luso-brasileira homogênea.Em Joinvlile. a nacionalização do ensino inicia-se no Colégio Público Municipal, sob a direção do Professor Orestes Guimarães, no período que vai de 1906 a 1909. A partir de 1911 essa experiência é estendida a outras escolas, especialmente públicas, espalhadas por municípios catarinenses povoados por imigrantes e seus descendentes. Entretanto, a dificuldade em substituir a língua e o currículo "estrangeiro" pelo "nacional" levou o governo brasileiro, influenciado pelo nacionalismo e, direta ou indiretamente, estimulado pelo sentimento de repulsa aos partidos políticos nazifascistas; a implantar o regime de Estado Novo. Seguido por uma nacionalização coercitiva que acabou atingindo não somente as escolas, mas também as demais instituições públicas e privadas. Em conseqüência disso fechou-se, temporária e em alguns casos, definitivamente, a Escola Alemã (Deutsche Schule), o Curso Primário e o Jardim de Infància anexos ao Instituto Bom Jesus, a Escola Estrada Schroeder 11 o Colégio dos Santos Anjos, a Escola das irmãs Rosa e Sidônia Lauer, a Escola Reunida de Bananal, sem mencionar aquelas que deixaram de abrir por não encaminhar o pedido de licença ao Dèpartamento de Educação.
Description: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82273
Date: 2002


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