Alfabetização de adultos: uma proposta utilizando tecnologias de informação e comunicação

DSpace Repository

A- A A+

Alfabetização de adultos: uma proposta utilizando tecnologias de informação e comunicação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapolli, Edis Mafra pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Wilson Roberto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T13:00:25Z
dc.date.available 2012-10-19T13:00:25Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 225274 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82217
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho investigou inicialmente, através de pesquisa bibliográfica, o potencial do adulto não alfabetizado para a aprendizagem, levantando as possibilidades de uso da informática no processo ensino-aprendizagem, e a partir da observação da prática pedagógica de uma escola municipal, propõe mudanças nesta prática, de forma a adequá-la ao uso da informática nesta modalidade de ensino. A pesquisa constatou a escassez da produção intelectual que vincule os temas "aluno adulto" e "informática", principalmente no que se refere à alfabetização de adultos, demonstrando o pouco interesse que o tema desperta, mesmo diante da evidência de uma sociedade informatizada, que exige um novo perfil de cidadão formado pelo sistema educacional. Nesse sentido, diferenciando-se de outros trabalhos, propõe-se o uso dos Aplicativos do Sistema Operacional Windows para a alfabetização de adultos, isso devido a sua predominância nos diversos setores informatizados e por representar um investimento relativamente baixo quando comparado ao custo de desenvolvimento de um software específico e seu tempo de vida útil. Constatou-se, também, amplas possibilidades de uso da informática na educação e, bem assim, remetendo para a alfabetização de adultos, desde que, precedida de um planejamento adequado e pela capacitação dos professores para uso desta tecnologia como ferramenta de ensino, contribuindo para formar um novo cidadão sintonizado com as transformações tecnológicas da sociedade e para a redução de novos abandonos do processo de escolarização. A informatização desta modalidade de ensino não é um modismo, mas uma necessidade, em função das transformações tecnológicas que a sociedade vivencia e que se apresentam como irreversíveis, exigindo um novo perfil de cidadão e trabalhador. pt_BR
dc.format.extent xi, 107 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação de adultos pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Educacao de adultos e estado pt_BR
dc.title Alfabetização de adultos: uma proposta utilizando tecnologias de informação e comunicação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
225274.pdf 302.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar