dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fernandes, Wilson Roberto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T13:00:25Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T13:00:25Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225274 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82217 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho investigou inicialmente, através de pesquisa bibliográfica, o potencial do adulto não alfabetizado para a aprendizagem, levantando as possibilidades de uso da informática no processo ensino-aprendizagem, e a partir da observação da prática pedagógica de uma escola municipal, propõe mudanças nesta prática, de forma a adequá-la ao uso da informática nesta modalidade de ensino. A pesquisa constatou a escassez da produção intelectual que vincule os temas "aluno adulto" e "informática", principalmente no que se refere à alfabetização de adultos, demonstrando o pouco interesse que o tema desperta, mesmo diante da evidência de uma sociedade informatizada, que exige um novo perfil de cidadão formado pelo sistema educacional. Nesse sentido, diferenciando-se de outros trabalhos, propõe-se o uso dos Aplicativos do Sistema Operacional Windows para a alfabetização de adultos, isso devido a sua predominância nos diversos setores informatizados e por representar um investimento relativamente baixo quando comparado ao custo de desenvolvimento de um software específico e seu tempo de vida útil. Constatou-se, também, amplas possibilidades de uso da informática na educação e, bem assim, remetendo para a alfabetização de adultos, desde que, precedida de um planejamento adequado e pela capacitação dos professores para uso desta tecnologia como ferramenta de ensino, contribuindo para formar um novo cidadão sintonizado com as transformações tecnológicas da sociedade e para a redução de novos abandonos do processo de escolarização. A informatização desta modalidade de ensino não é um modismo, mas uma necessidade, em função das transformações tecnológicas que a sociedade vivencia e que se apresentam como irreversíveis, exigindo um novo perfil de cidadão e trabalhador. |
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dc.format.extent |
xi, 107 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Educação de adultos |
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dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
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dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
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dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
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dc.subject.classification |
Educacao de adultos e estado |
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dc.title |
Alfabetização de adultos: uma proposta utilizando tecnologias de informação e comunicação |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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