Aspectos essenciais à consolidação de um modelo de gestão para instituições de ensino superior de administração privadas, em ambientes competitivos: um estudo qualitativo em instituições do Rio e São Paulo
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Salm, Jose Francisco |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moraes, Mário César Barreto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T12:56:56Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T12:56:56Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
182009 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82213 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa é identificar e compreender as categorias essenciais ao desenvolvimento e sustentação de um paradigma gerencial adequado às instituições de ensino superior de Administração privadas, a partir das ferramentas, das teorias de gestão e de organização, segundo uma perspectiva histórica; em que uma vez associadas a um ambiente em constante mudança, e altamente competitivo, no qual se insere o homem, que busca o conhecimento, prescindem de uma análise e avaliação organizacionais. Para isso, estudou-se duas instituições de ensino superior privadas, especializadas no ensino de Administração, que atuam em ambientes altamente competitivos, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo de caso. Os dados foram obtidos a partir de fontes primárias e secundárias, por meio de entrevistas abertas e consulta a documentos organizacionais, relatos já transcritos sobre a organização, leis e resoluções. A análise dos dados foi efetuada de forma descritivo/histórico/interpretativa, correspondendo à abordagem qualitativa utilizada através da pesquisa direta. A adoção da metodologia escolhida permitiu a captação das informações em estudo a partir da interpretação dos atores envolvidos, favorecendo a análise do processo que integra a lógica dos fatos e a lógica dos atores. Essa integração foi se delineando com a adoção de um procedimento circular de investigação que privilegiou a coleta e a análise simultânea dos dados. Foi esse processo de coleta e análise dos dados que permitiu obter uma descrição das categorias essenciais, ao desenho de um modelo de gestão organizacional mais próximo da realidade. A análise dos dados permitiu identificar a ocorrência de 175 eventos associados à gestão administrativa e acadêmica da organização, os quais foram agrupados em 47 categorias essenciais. De modo geral, as categorias essenciais apresentaram variações de acordo com a instituição pesquisada mas, indubitavelmente, contribuem à consolidação de um paradigma de gestão para instituições de ensino superior de Administração privadas, e eventualmente a instituições com outros cursos de graduação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
204 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Concorrencia |
pt_BR |
dc.title |
Aspectos essenciais à consolidação de um modelo de gestão para instituições de ensino superior de administração privadas, em ambientes competitivos: um estudo qualitativo em instituições do Rio e São Paulo |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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