Testes de consciência fonológica e suas relações com a aprendizagem da leitura no português
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Title:
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Testes de consciência fonológica e suas relações com a aprendizagem da leitura no português |
Author:
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Godoy, Dalva Maria Alves
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Abstract:
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Esta pesquisa tem como objetivo testar a adequação de alguns testes adaptados ao português que avaliam as habilidades metafonológicas envolvidas no processamento da leitura e suas relações com esta aprendizagem. Apontada como fator crítico na constituição de bons e maus leitores e estreitamente ligada aos mecanismos de identificação das palavras, a consciência fonológica é o centro desta investigação: o seu domínio ineficiente é assinalado como uma das principais causas das dificuldades observadas em leitura. Participaram desta pesquisa 31 sujeitos, alunos de 1a a 4a série do ensino fundamental, com e sem queixa de dificuldades de leitura. Os desempenhos em testes que avaliaram a linguagem oral, a leitura e compreensão de texto e as capacidades metafonológicas foram observados com o intuito de explicar a causa das dificuldades encontradas. Os testes adaptados mostraram-se sensíveis aos propósitos objetivados e a análise dos resultados permitiu esclarecer e, muitas vezes, redimensionar a hipótese de diagnóstico dos sujeitos com desvio, possibilitando a distinção entre problemas específicos e inespecíficos da leitura |
Description:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82127
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Date:
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2001 |
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