Formalização da interação colaborativa no âmbito do SIANALCO

DSpace Repository

A- A A+

Formalização da interação colaborativa no âmbito do SIANALCO

Show full item record

Title: Formalização da interação colaborativa no âmbito do SIANALCO
Author: Meneses, Leide Jane de Sá Araújo
Abstract: Este trabalho de pesquisa tem como premissa a teoria de Vygotsky sendo a qual o conhecimento não é adquirido de forma individual, mas decorrente de um processo de interação do indivíduo com o ambiente social (Vygotsky, 1978). Assumimos também, como hipótese, a teoria da cognição distribuída que afirma que a aprendizagem não é apenas derivada da colaboração entre agentes, mas entre agentes e ferramentas colocadas inteligentemente no ambiente (Pea, 1997). As implicações dessas hipóteses nos leva com naturalidade à idéia de que um ambiente interativo de aprendizagem deve possuir as ferramentas necessárias para que o aprendiz possa aprender refletindo sobre o mesmo. Para evitar problemas de aprendizagem é necessário formalizar a interação no ambiente para que o modelo conceitual do ambiente seja igual ao modelo conceitual ou mental do aprendiz (Norman, 1986). Essa pesquisa se baseia nesses princípios teóricos. A partir de um "software" implementado e testado propõe-se um modelo de concepção da interação, formalizando a interação do aprendiz com o companheiro artificial utilizando as ferramentas colaborativas propostas por (Paraguaçu, 1997); ampliando assim o escopo interativo do sistema existente. Este trabalho construiu o modelo conceitual e formalizou o processo de interação no contexto do Sistema de Análise da Alfabetização Colaborativa - SIANALCO, sistema interativo multimídia implementado para Web, objetivando a alfabetização de crianças em idade escolar.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82054
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
184294.pdf 19.69Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar