A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização

DSpace Repository

A- A A+

A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Bottazzini, Marinês Lara pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T10:14:02Z
dc.date.available 2012-10-19T10:14:02Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 180191 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82007
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract A alfabetização não é somente o ato de ler e escrever palavras, decodificar símbolos: este estudo aprofunda-se na importância que o meio social traz às crianças de cinco a oito anos e a influência que seu meio pode trazer no desenvolvimento cognitivo. Hoje as novas tecnologias de informação e comunicação vem alterando a maneira de ser e de viver de cada sociedade, de cada família, de cada cidadão. A escola por sua vez, não pode ficar a parte deste novo tempo. Considerando a prática educacional, vivenciada na escola, esta dissertação investiga o uso dos recursos da multimídia como meios que venham facilitar a eficácia do processo da alfabetização, e orienta os professores alfabetizadores a utilizarem os softwares educacionais como ferramenta de auxílio em suas práticas docentes. A finalidade desse trabalho é estudar softwares educacionais como: Kid Pix, Logo e Visual Class e apresentar sugestões de atividades diárias. Atividades estas, que o professor não necessita alterar o currículo proposto pela escola e ao mesmo tempo contextualizar a escola com o meio ambiente que a criança traz junto de si, favorecendo o desenvolvimento cognitivo do educando. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação além de renovar o processo ensino-aprendizagem, vão propiciar o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário, deixando margens para a exploração de novas possibilidades de criação. Para tanto, o professor precisa perceber e saber o valor e a importância dos recursos multimídia para o bom desempenho e eficácia do seu trabalho escolar. pt_BR
dc.format.extent xvii, 135 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Alfabetização pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Softwares educacionais pt_BR
dc.title A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
180191.pdf 2.715Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar